Cinema

Novo Renault Clio chega para ser o mais econômico entre os modelos 1.0

O hatch compacto da Renault, o Clio, chega ao Brasil renovado, com a mesma cara do modelo já comercializado na Europa, buscando atrair um consumidor que preza pela economia.

Segundo o fabricante, o Novo Clio alia sua consagrada robustez mecânica e o baixo custo de manutenção a um design totalmente atualizado e ao novo motor 1.0 16V Hi-Power, mais moderno, potente e econômico.

Os valores do Novo Clio começam em R$ 23.290 (Authentique 1.0 16V, duas portas), sobem para R$ 24.290 (Authentique 1.0 16V, quatro portas) e terminam em R$ 24.950 (Expression 1.0 16V, quatro portas). Para se destacar no mercado, a Renault aposta que se trata do modelo com o melhor nível de consumo de combustível da sua categoria, já que ele obteve a nota "A" na categoria "Subcompacto" do "Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular", tanto na versão de entrada como na equipada com ar-condicionado e direção hidráulica.

Seguindo uma tendência de mercado, a Renault oferece kits de personalização para que os consumidores possam dar um toque pessoal e de exclusividade ao modelo, tanto externa quanto internamente. São quatro kits, sendo três para o exterior: Sport, Look e Adesivos; e uma para o interior: Kit Estilo.

Disponível nas versões Authentique (2 ou 4 portas) e Expression (4 portas), o Novo Clio vai disputar um dos mais concorridos segmentos do mercado nacional: o de hatchs de entrada, responsável por cerca de 20% do volume total de automóveis de passeio comercializados no país.

Design marcante
A frente do carro foi totalmente modificada, com adoção de novos faróis, para-choques, capô e entradas de ar. Uma grade estreita liga um farol a outro e converge para o centro, onde está a logomarca da Renault. Abaixo, uma grande tomada de ar em formato trapezoidal dá um toque de agressividade ao modelo.

Na traseira, foi incorporado um aerofólio com brake-light. As lanternas, no formato ligeiramente triangular têm as luzes com nova disposição. A tampa do porta-malas ganhou dois vincos horizontais, que partem das lanternas em direção ao centro, onde está o logo da Renault, com a inscrição "Clio" em letras estilizadas logo abaixo, posicionamento que também segue o padrão dos demais modelos da marca.
No interior, o quadro de instrumentos é novo, com marcadores de nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento digitais, além do computador de bordo. O conta-giros tem grafismo moderno e com Eco-monitor (zona demarcada para indicar as zonas de rotação do motor de acordo com o nível de economia de combustível que ela proporciona). O conjunto tem iluminação na cor âmbar, e o volante, de três raios, possui a logomarca cromada da Renault ao centro (versão Expression).
Comandos do ar-condicionado e controles de ventilação têm novos botões, de formato mais anatômico e com acabamento cromado. Os bancos tiveram a textura do tecido modificada e estão com padronagem visual diferenciada. Como em outros modelos da Renault, eles são projetados com sistema antisubmarining (antimergulho).
O Novo Clio está disponível em oito opções de cor: Bege Poivre, Cinza Quartz, Prata Etoile, Vermelho Fogo (metálicas), além de Branco Glacier, Preto Opaco e Vermelho Vivo (sólidas). A linha 2013 oferecerá ainda uma nova tonalidade a mais: Branco Creme.

Motor 1.0 16V Hi-Power
Sob o capô no Novo Clio está o motor 1.0 16V Hi-Power, fruto do trabalho executado por profissionais do Renault Tecnologia Américas (RTA), moderno centro de engenharia que tem como foco desenvolver produtos voltados à necessidade e ao perfil dos consumidores brasileiros e latino-americanos.

O Novo Clio se beneficiou do know-how adquirido pela Renault na Fórmula 1, categoria da qual participam quatro equipes com motores da marca: Red Bull Racing Renault, Lotus Renault, Williams Renault e Caterham Renault. São 30 anos de atuação na modalidade máxima do automobilismo mundial, com 10 títulos do Campeonato de construtores conquistados.
O Novo Clio chega ao mercado credenciado com nota "A" na categoria "Subcompacto", tanto na versão de entrada como na equipada com ar-condicionado e direção hidráulica. Com esse resultado, o Novo Clio é o modelo com o melhor nível de consumo de combustível da sua categoria.

Quando abastecida com etanol, a versão equipada com ar-condicionado e direção hidráulica anota 9,1 km/l (ciclo urbano) e 9,6 km/l (estrada). Com gasolina, a média de consumo fica em 13,1 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada). O modelo sem ar e direção obtém índices ainda melhores: 9,5 km/l (ciclo urbano) e 10,7 km/l (estrada). Com gasolina, são 14,3 km/l (cidade) e 15,8 km/l (estrada).

Comparando-se com o antigo Hi-Flex, o novo propulsor Hi-Power que passa a equipar o Novo Clio anotou ganho de potência, tanto com etanol (E100), quanto com gasolina (E22). São 80 cv e 77 cv, respectivamente, a 5.750 rpm. O torque também melhorou. Agora são 10,1 kgfm, com gasolina, e 10,5 kgfm com etanol, a 4.250 rpm.

Apesar de mais econômico, o Novo Clio registra números mais favoráveis de desempenho. Com etanol no tanque, o veículo faz de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos e chega a 168 km/h de velocidade máxima. Com gasolina, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 14,3 segundos e a velocidade final fica em 167 km/h.

As alterações técnicas do Novo Clio também incluem mudanças no sistema de transmissão. A embreagem utilizada conta com sistema de pré-amortecimento, que contribui para a redução de ruído.

O Novo Clio virá equipado com rodas de 13 polegadas e pneus "verdes" na medida 175/70 R13. Os pneus "verdes" contribuem para a economia de combustível, pois são desenvolvidos para terem um menor atrito em relação ao solo, graças, principalmente, a não utilização da sílica na sua produção.

Versões e equipamentos
O Novo Clio passa a ser comercializado em duas versões de acabamento: Authentique (2 ou 4 portas) e Expression (4 portas), desenvolvida para atender aos anseios dos clientes desse segmento, oferecendo os itens de conforto e comodidade mais valorizados pelos clientes.

A versão Authentique, por exemplo, traz de série: computador de bordo com oito funções (combustível consumido, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, distância percorrida, velocidade média, entre outras), alarme sonoro de advertência de luzes acesas, conta-giros com Eco-monitor (zona demarcada para indicar as zonas de rotação do motor de acordo com o nível de economia de combustível que ela proporciona), relógio digital e brake-light. Opcionalmente, é possível acrescentar ar-condicionado.

A versão Expression agrega limpador, lavador e desembaçador de vidro traseiro, ar quente, volante com o contorno central do logo cromado e botões do painel com acabamento cromado. Direção hidráulica e ar-condicionado são opcionais. Em ambas as versões, é possível instalar, como acessório: alarme, vidros e travas elétricas. O serviço pode ser feito rapidamente em qualquer concessionária autorizada a um custo acessível e com garantia.

A conectividade também está presente no Novo Clio, que pode ser equipado com sistema de som que reproduz CD e arquivos em MP3 e MWA, além de oferecer conexão via Bluetooth e entrada auxiliar, do tipo USB.

Garantia de três anos também é de série
O Clio foi o primeiro compacto de sua categoria a oferecer três anos de garantia total de fábrica (ou 100.000 km o que ocorrer primeiro). A Linha 2013 do modelo continua oferecendo essa vantagem aos consumidores.

Posso ajudar?