Cidades

Novo tribunal em Guarulhos agilizará processos federais

A Central de Conciliação funcionará no Fórum da Justiça Federal e contará com um juiz federal coordenador e um adjunto

A partir desta sexta-feira, dia 27, a cidade ganha a Central de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, da Subseção Judiciária de Guarulhos, na avenida Salgado Filho, 2050, no Jardim Maia. A solenidade de inauguração do local será as 17h de hoje com as presenças de diversos juízes e juízas. A Central de Conciliação funcionará no Fórum da Justiça Federal e contará com um juiz federal coordenador e um adjunto. O atendimento será realizado por servidores treinados e conciliadores voluntários.

Além das ações que tratam de contratos de financiamento da construção ou aquisição da casa própria firmados com a Caixa Econômica Federal, a Central de Conciliação também promoverá rodadas de audiências buscando acordos em outras demandas de competência federal, entre elas questões cíveis, ambientais, fiscais, previdenciárias e outras nas quais a lei permita a solução pacífica. A previsão é que sejam realizadas conciliações ainda na fase pré-processual, antes das partes entrarem com um processo.

Na conciliação, a solução de um litígio é construída pelo diálogo entre as partes, na presença de um juiz que funciona como mediador desse contato. Quando as partes entram em acordo, o pacto é homologado pelo juiz e passa a ter força de lei entre as partes, evitando a entrada de recursos. Dessa forma, ganham todos: as partes, porque colocam fim a um processo que poderia tramitar durante anos sem uma solução que agradasse a todos, e a Justiça, porque pode reduzir sensivelmente seu estoque de processos.

 

Posso ajudar?