Cinema

Novo VW Tiguan – Saiba porque ele é a melhor SUV do Brasil

Carro vem carregado com novo estilo da marca

Ainda na comemoração por ter faturado, semana passada, o título de melhor SUV (utilitário esportivo) do Brasil, no Prêmio Abiauto, concedido pro 67 jornalistas especializados em veículos de todo o país, o Volkswagen Tiguan, avaliado durante uma semana pelo Jornal do Farol Autos, demonstra que o reconhecimento foi mais do que merecido. Ainda mais por ter concorrido com modelos muito bons, como o Peugeot 3008, e a quase irmã Audi Q5.

O VW Tiguan agrada por uma série de fatores, introduzidos neste ano, apenas quatro anos depois de ter sido lançado mundialmente. Motivos não faltam, mas talvez um dos aspectos que mais chamam a atenção é justamente o fato dele incorporar avanços tecnológicos oferecidos somente em SUVs maiores, porém ter um tamanho compacto, ideal para o uso no dia-a-dia das grandes cidades. Ao mesmo tempo que passa aos ocupantes a sensação de robustez, não é um exagero.

Totalmente reestilizado, o Novo Tiguan traz um avançado pacote de sistemas tecnológicos e mecânicos que inclui inovações como o detector de fadiga, o sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave e o Park Assist II, que auxilia no estacionamento em vagas paralelas e também em vagas transversais.

O SUV é equipado com o motor 2.0 TSI, com potência de 200 cv e torque elevado desde as baixas rotações, transmissão automática de seis marchas (que permite trocas manuais por shift paddles junto ao volante) e tração 4×4 permanente (4MOTION). O resultado no pé é fantástico. Acelera muito bem, vai a altas velocidades sem grandes esforços, tem retomada de gente grande e não é um beberrão.

Design marcante destaca novo estilo da marca

O Novo Tiguan adota o DNA de estilo da Volkswagen. Destaque para as linhas horizontais bem definidas, já a partir da grade dianteira, marcada por dois frisos cromados duplos, que fazem a ligação entre os dois grandes grupos óticos nas extremidades. Logo abaixo do para-choque, os faróis de neblina, alojados nas aberturas de ventilação laterais, dão um toque de dinamismo adicional ao carro. Os faróis auxiliares também atuam como luzes direcionais, acionadas em curvas fechadas, em baixa velocidade. Faróis de xenônio são oferecidos como opcionais, acompanhados por lanternas dianteiras formadas por um conjunto de 14 LEDs.

Assim como outros modelos VW, as lanternas traseiras são bipartidas, com a parte interna incorporada à porta do compartimento de bagagem. A borda inferior segue uma linha horizontal. Nas laterais, linhas fortes e limpas. Destaque para molduras bem definidas das rodas, a linha das janelas, que sobe na direção da traseira e as superfícies das portas e ombros, e a coluna traseira. Complementando, o SUV traz de série novas rodas de liga leve com 17 polegadas, design Philadelphia.

Internamente, conforto de sobra. Para o motorista, controles e sistemas de fácil acesso e compreensão intuitiva. O volante é multifuncional, com controles do som e do computador de bordo. O posicionamento elevado dos bancos, tanto dianteiros como traseiros, deixa os ocupantes numa situação de destaque, passando uma sensação de maior conforto. A capacidade do compartimento de bagagens vai de 470 a 1.510 litros, dependendo do posicionamento do banco traseiro.

O Novo Tiguan traz, de série, bancos com revestimento especial em tecido, com uma faixa central de couro Alcantara, estilo Milan, em preto, cinza ou bege. Opcionalmente, pode ter os bancos totalmente revestidos de couro, também com três opções de cores: preto, marrom ou bege. Os bancos dianteiros têm ajuste de altura manual e mesas dobráveis nos encostos, para uso pelos passageiros de trás. Sob o banco do motorista há uma gaveta porta-objetos. Ajuste elétrico do assento do motorista e teto solar panorâmico figuram entre os opcionais e estavam disponíveis na versão avaliada.

Outra novidade é a nova tela colorida no conjunto de instrumentos, com dados exibidos na horizontal. O Tiguan traz de série CD-player com tela touchscreen, capacidade para seis discos, Bluetooth, oito alto-falantes e entradas de áudio externo para SD Card e iPod. Opcionalmente, pode vir equipado com o conjunto de som com sistema de navegação integrado RNS 315.

Motor e câmbio, dois capítulos à parte

Assim como as linhas Passat e Jetta, o Novo Tiguan é equipado com um dos mais modernos e eficientes do mercado: o 2.0 TSI (turbo e injeção direta de gasolina), com potência de 200 cv a 5.100 rpm e 28,5 kgfm de torque a 1.800 rpm. Conjugado a um câmbio automático de seis marchas e comando Tiptronic, ele leva o Tiguan a 100 km/h em 8,5 segundos e permite uma velocidade máxima de 207 km/h. Durante a avaliação, em condições especiais de rodagem, foi possível chegar muito próximo dessas marcas, sem qualquer esforço extra.

O câmbio permite executar trocas manuais por meio de shift paddles localizados junto ao volante. O Novo Tiguan é o único SUV do segmento com acionamento eletrônico do freio de estacionamento e sistema auto-hold, que mantém o veículo parado em aclives durante alguns segundos, após o motorista ter tirado o pé do pedal do freio, evitando recuo nas arrancadas.

Equipamentos de segurança

  • Seis airbags – Dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina. O airbag do passageiro da frente pode ser desativado.
  • Sistema de freios ABS e controles eletrônicos de estabilidade e de tração – Contribuem para reduzir a possibilidade de acidentes.
  • sistema ISOFIX – para aumentar a segurança no transporte de crianças, o Novo Tiguan tem para acomodação de cadeirinhas no banco traseiro.
  • detector de fadiga – analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte um desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo ao condutor uma parada para descansar e tomar um café.

Tecnologia

  • Retrovisor interno com escurecimento automático
  • Acendimento dos faróis com sistema Coming & Leaving home
  • Controle automático de velocidade
  • Freio eletrônico de estacionamento com função auto-hold.
  • Park Assist II – sistema de estacionamento automático que também executa manobras para colocar o utilitário em vagas transversais. Item opcional
  • Kessy – também opcional, oferece ignição do motor por meio de um botão, além de permitir abrir e fechar as portas do veículo sem necessidade do uso da chave.

Ficha Técnica

  • Motor 2.0 TSI
  • Potência Máxima (cv/rpm) 200/5100
  • Torque Máximo (Nm/rpm) 280/1800
  • Transmissão Automático de seis marchas com conversor de torque
  • Dimensões
  • Comprimento 4427
  • Largura 2041
  • Altura 1665
  • Entre eixos 2605
  • Capacidade do porta-malas (l) 470
  • Capacidade do tanque de combustível (l) 63,5
  • Suspensão dianteira Suspensão independente, Mc
  • Pherson com mola integrada,
  • Mola helicoidal
  • Suspensão traseira Suspensão interdependente,
  • Braço tranversal e longitudinal,
  • Mola helicoidal
  • Freios Sistema ABS com assistência de frenagem e ESP, (Programa eletrônico de estabilidade) com ASR, EDS e MSR, Disco de freio ventilado, diâmetro de 312mm, Disco de freio, diâmetro de 282mm
  • Pneus 235/55 R17
  • Rodas liga leve (7JX17 ET43)
  • Velocidade máxima 207 km/h
  • Aceleração de 0 a 100 km/h 8,5 segundos
  • Preço R$ 101.330,00

Posso ajudar?