Cidades

Núcleo de Escolas Particulares da ACE recebe secretário de Educação

O secretário de Educação – e vice-prefeito – Alexandre Zeitune esteve na sede da ACE-Guarulhos na manhã desta terça-feira, 14/02, a convite dos membros do Núcleo de Escolas Particulares (NEP), órgão criado através do Programa Empreender, da ACE, e que reúne mantenedores de várias instituições de ensino privado da cidade.
 
Zeitune fez um balanço dos primeiros 40 dias de atuação na administração – ele e Guti assumiram a Prefeitura em 1º de janeiro – e citou alguns projetos que estão sendo analisados pela SECEL (pasta acumulou também Esportes, Cultura e Lazer) e que precisam do apoio e participação do setor.
 
“O Poder Público precisa muito do segmento [escolas particulares]. Há muito o que ser feito em parceria para ambos ganharem. Não pode haver divisão entre a rede municipal de ensino e as empresas. Todos podem e precisam construir juntos um novo conceito de governabilidade e de sociedade”, pregou Zeitune, que já foi diretor na ACE-Guarulhos.
 
Entre os projetos que passam por estudos, estão a inclusão de entidades com fins lucrativos (de preferência escolas pequenas que tenham poucos alunos) na rede de convênios para baixar o déficit das creches, hoje em torno de 8 mil crianças; o incentivo fiscal para abertura de vagas nas universidades da cidade; e o projeto “adote uma quadra”, semelhante ao “adote uma praça”, no qual a iniciativa cuida de espaços públicos em troca de propaganda.
 
Mantenedores membros do NEP sugeriram outras parcerias, como a organização em conjunto das Olimpíadas Colegiais; a formação de professores da rede pública; e a participação destes em eventos como a Feira Escolar, que a Associação das Escolas Particulares de Guarulhos organiza anualmente.
 
“O lema da ACE-Guarulhos é o ‘juntos somos mais fortes’. E isso se aplica no caso dessas possíveis parcerias com a SECEL. O NEP funciona exatamente assim: unindo empresários com problemas comuns para soluções em conjunto. E estaremos sempre dispostos a partilhar experiências com a nova administração municipal”, afirmou o presidente da ACE, William Paneque.
 

Posso ajudar?