Cidades

Número de casos de dengue chega a 576 em Guarulhos

O mosquito Aedes aegypti continua a fazer vítimas em Guarulhos. Até esta quinta-feira, dia 28, foram registrados 576 casos de dengue, um número inferior ao registrado no mesmo período de 2015. Apesar da boa notícia, outras doenças como a chikungunya e o zika vírus, ambas transmitidas pelo mosquito que continuam a fazer vítimas.
 
A chikungunya, por exemplo, não tinha registros em Guarulhos em 2015. Este ano 53 pessoas já foram infectadas. A doença causa febre acima de 38,5Cº e dores nas articulações.  Apesar de grande parte dos casos serem relacionados a pessoas que realizaram viagem para o nordeste do país, Guarulhos já registrou um caso de morador residente no bairro Taboão. Outro paciente com os sintomas ainda está sendo investigado para chegar até a origem. Os outros 51 casos registrados na cidade são de pessoas que realizaram viagem para estados como Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Sergipe. 
 
O zika vírus continua sem registros de casos confirmados na cidade. Porém, a Secretaria de Saúde, em parceria com as unidades de saúde do município, continua a investigar casos de bebê que nascem com microcefalia – condição neurológica rara – para descartar a ligação com o vírus.
 
Neste ano, foram 25 registros de crianças nascidas com microcefalia, totalizando 40 casos desde novembro passado, quando a doença passou a ser de notificação compulsória.
 

Posso ajudar?