Guarulhos registrou o total de 1.561 casos de dengue no ano passado contra os 96 confirmados em 2009, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde. O aumento no número de casos da doença representa um percentual de 1.526%.
Segundo os dados da Pasta, o mês em que houve maior incidência foi abril, com 606 infectados, ao passo que em 2009 o mês registrou 25 casos. Abaixo de abril, mas ainda com número alarmantes, seguiram maio, com 399, e março, com 378.
Imprecisão – No entanto, os números de Guarulhos são imprecisos. A Secretaria da Saúde explica que a data de realização dos exames dos pacientes interfere diretamente na computação número de cada mês. Porém, a reportagem do Guarulhos Hoje observou que, em setembro a cidade tinha o total 1.269 casos, sendo que nos até dezembro foram registrados apenas 11 casos até dezembro.
A diferente nos números de devem a alteração dos casos contabilizados em abril, que até setembro era de 433 e, neste mês, passou a ser 606. Em outros meses a situação se repete. Março, que tinha 258, passou a ter 378, mais de cem a mais. Já no caso do mês de maio houve redução, uma vez que o número era de 427 e foi corrigido para 399.
Os dados de 2009 também foram alterados. Conforme apurou a reportagem do GH em setembro, junto à Secretaria da Saúde, teriam ocorrido 98 casos da doença. Porém, neste mês o dado foi corrigido para 96. Neste ano, o mês como maior incidência de dengue foi março, com 33 contágios, e abril, com 25.
Só nestas duas primeiras semanas de janeiro, já há nove casos suspeitos, sendo que nenhum foi confirmado.
De acordo com a Pasta, os bairros com maior número de casos registrados no município foram Jardim Marilene, Parque Santos Dumont, Taboão, Paraíso, Jardim Bananal, Vila Galvão e Recreio São Jorge.
Contingência nacional – O Ministério da Saúde divulgou nesta semana o novo mapa de risco da dengue no Brasil, em que estão listados os estados e municípios com maiores riscos de epidemias. Agora, o mapa conta com o Levaltamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa).
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha esteve em reunião com a presidente Dilva Roussef e representantes de municípios, para articular a formação de ações integradas para a prevenção e controle da doença, além de garantir atendimento adequado para a população acometida.
Na ocasião, o ministro fez o apelo de que todos os municípios do País podem fazer mais para a prevenção da dengue. Também foi mencionado o plano de contingência, que deve ter monitoramento feito em parcerias com as Secretarias Estaduais da Saúde.