As estatísticas sobre a violência no Estado de São Paulo, divulgadas nesta segunda-feira pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, revelam que o número de estupros registrados em Guarulhos no primeiro semestre de 2015 é 14% menor que no mesmo período do ano passado. De janeiro a junho deste ano, a cidade teve o registro de 141 casos contra 164 de 2014.
A queda também foi registrada em junho em relação a maio e também ao mesmo mês do ano passado. Segundo os dados, foram 20 casos em junho contra 23 registrados em maio e 25 de junho de 2014.
Os dados, porém, são anteriores a 11 de julho, data em que as imagens de uma câmera de segurança flagraram uma mulher sendo arrastada por um homem para um Celta prata em uma rua do Parque Mikail. Ela acabou estuprada e o caso ganhou grande repercussão na mídia. Desde então, a polícia ainda procura o homem, que ficou conhecido como o “estuprador de Guarulhos”, já que uma outra mulher da mesma região o reconheceu como o responsável por um crime igual ocorrido em junho.
Com os dados divulgados nesta segunda-feira, Guarulhos acumulou no primeiro semestre 141 casos de estupro registrados nas delegacias da cidade, o que dá uma média de 23,5 casos por mês, pouco menos de um caso por dia.
No mesmo período de 2014, foram registrados na cidade 164. Ou seja, de um ano para o outro, a queda no número de estupros em Guarulhos foi de 14%