A 15 dias de seu encerramento, o recadastramento dos servidores atingiu a marca de 8.679 atualizações concluídas até o meio-dia desta quinta-feira (12), número considerado excelente pelo Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos Municipais de Guarulhos (Ipref). Ainda de acordo com esse balanço, 5.874 servidores iniciaram o recadastramento mas não concluíram o processo, num total de 14.553 acessos.
O sistema on-line, que permite a atualização de dados, foi disponibilizado aos servidores no dia 23 de janeiro. Com isso, o funcionalismo ganhou mais de uma semana em relação à Portaria 010/2015, que estabeleceu o início oficial da ação para 1º de fevereiro. A antecipação possibilitou que no primeiro final de semana quase mil servidores acessassem o sistema e iniciassem o recadastramento.
O Ipref, coordenador da ação, ao lado da Prefeitura de Guarulhos, Saae e Câmara Municipal, recomenda ao servidor que faça a atualização de dados o quanto antes, para evitar imprevistos que impossibilitem a conclusão do processo até o prazo limite, dia 28 de fevereiro. Para ter certeza de que a atualização foi entregue, é preciso clicar no botão concluir e imprimir o recibo.
Por quê?
O recadastramento é obrigatório a todos os servidores ativos, sejam cedidos, afastados ou licenciados, regidos pelo Estatuto (estatutários e comissionados) e os regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além dos aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos Municipais de Guarulhos (Ipref), conforme Decreto 31.939, de 2 de junho de 2014.
Por meio dele, cada um dos entes municipais poderá atualizar sua base cadastral e melhorar a gestão de pessoal. Além disso, a atualização de dados também é importante para a prestação de informações sobre os atos de pessoal ao Tribunal de Contas do Estado do Estado de São Paulo (TCE-SP) e demais órgãos de fiscalização, e ainda fornecer informações atualizadas para auxiliar quando da implantação do Regime Jurídico Único.
O recadastramento pode ser feito nos seguintes endereços eletrônicos: no site da Prefeitura de Guarulhos (www.guarulhos.sp.gov.br), Portal do Servidor e da Servidora (http://portaldoservidor.guarulhos.sp.gov.br), Câmara Municipal de Guarulhos (www.camaraguarulhos.sp.gov.br), Saae (www.saaeguarulhos.sp.gov.br) e (www.iprefguarulhos.sp.gov.br).
Três etapas
Na primeira, o servidor vai confirmar seus dados pessoais, como nomes dos pais, endereço e números de documentos. Por isso, se não souber, é importante que tenha em mãos ou anotado em papel o RG, a Carteira Profissional (número e série), o título de eleitor, o CEP da residência.
A segunda etapa é para verificar a relação de seus dependentes e se estão corretos. Isso vale para a Previdência Social e/ou para o Imposto de Renda.
A terceira etapa é a que exige um pouco mais de atenção, porque o servidor precisará da Carteira de Trabalho em mãos ou de contratos anteriores em que conste o CNPJ das outras empresas em que trabalhou e descontou o INSS. Para quem tem tempo de serviço anterior ao serviço público, no espaço indicado, deverá anotar o nome da empresa ou do empregador, o número do CNPJ, a data em que entrou no emprego e a data em saiu – só o tempo em que é comprovado e que conta para aposentadoria. Se tiver todos, melhor. Mas não há a obrigatoriedade de comprovar todo o tempo de serviço.
Aqueles que não têm essa comprovação, deixam em branco, mas é necessário abri-la. Pronto. Vai aparecer na tela a mensagem: O cadastro foi realizado com sucesso!