Cidades

Números de novembro mostram que Covid-19 em Guarulhos segue sob controle  

Números de novos casos e de mortes acumulados neste mês revelam queda na comparação com outubro

 Faltando três dias para o fim de novembro, tudo indica que os números de casos e de mortes por Covid-19 em Guarulhos seguem sem controle. Segundo dados do Seade, que traz as informações atualizadas diariamente pelo Governo do Estado, até esta quinta-feira, dia 26, a cidade tem 2.640 novos casos confirmados durante este mês. O número é menor que o total de outubro, que foi de 2.813. Em óbitos, a queda é ainda menor. São 67 registros contra 96 do mês passado e – até aqui – o menor desde abril.  

A média móvel diária de mortes nesta quinta-feira em Guarulhos é de 2,57 enquanto de novos casos ficou em 114, números bem menores que os registrados entre os meses de junho a setembro, considerados os piores na cidade, quando a ocupação de leitos de alta complexidade beirou os 100%.  

Nos últimos dias, o aumento nos casos de internações em alguns grandes centros urbanos do país, incluindo cidades da Grande São Paulo, levou o centro estadual de contingenciamento do coronavírus a alertar os municípios sobre a volta de medidas restritivas. No entanto, até o momento, Guarulhos mantém a situação sob controle. Houve sim um aumento pequeno no número de internações hospitalares na rede pública, mas a ocupação de leitos em hospitais municipais e estaduais de Guarulhos ainda é satisfatória.  

Nesta quinta-feira, o índice de ocupação em leitos de UTI voltado a Covid em hospitais públicos de Guarulhos era de 59,6%, o que significa 40 desocupados. Em leitos de enfermaria, a ocupação é de 70%. Na Grande São Paulo, a ocupação de UTIs é de 57,2%. Em Curitiba, no Paraná, cidade que é tida como exemplo de boa condução no combate ao coronavírus, está com 94% de ocupação nos leitos de UTI neste momento.  

Posso ajudar?