Artigos

O comércio em festa

No dia 16 de julho comemoramos o Dia do Comerciante e o aniversário da Associação Comercial de Guarulhos. A entidade completou 48 anos se destacando com ações dedicadas ao desenvolvimento da classe empresarial e ao fortalecimento do associativismo.


Porém, neste ano, a data foi especialmente lembrada na Associação Comercial da Bahia, a primeira associação comercial do Brasil e a mais antiga da América, que completou 200 anos!


Com a abertura dos portos autorizada por D. João VI, em 1808, iniciou-se o comércio internacional e a necessidade organizar as relações comerciais no Brasil. Os comerciantes desejavam participar de reuniões regularmente estimulando a realização de negócios. Naqueles anos o porto de Salvador era o maior do hemisfério sul e o governo português tinha interesse em desenvolver o comércio, fortalecendo a colônia.


Com esta iniciativa se iniciou o movimento das associações comerciais que reúne mais de 2.200 entidades no Brasil. Formadas por empresários de todos os portes, são líderes de suas comunidades e trabalham voluntariamente para defender os interesses da classe empresarial. Em suas empresas enfrentam a maior carga tributária do mundo, gerando empregos e inovando sempre. As entidades não recebem recursos públicos e são mantidas pela contribuição individual de cada associado.


Os comerciantes, os grandes homenageados nesta data, trabalham para que os consumidores possam ter acesso aos produtos/serviços que nos proporcionam qualidade de vida.


É impensável viver em sociedade sem o trabalho dos comerciantes. Sem estes empreendedores voltaríamos aos séculos passados.


Infelizmente, em pleno século XXI, ainda existem aqueles que atacam a livre iniciativa e a vontade de empreender. Quando estão no governo, querem regular a tudo e a todos, se esquecendo que deveriam manter seus olhares e as suas ações somente para aquilo que possa dar igualdade de oportunidade aos brasileiros: educação, saúde e segurança. Tudo o mais deve ser obtido pelo esforço de cada brasileiro.


Comerciantes, devemos continuar fortalecendo o nosso movimento. Unidos e com foco na derrubada de todos os obstáculos, faremos do Brasil o melhor país do mundo! Parabéns aos comerciantes!


 


Wilson Lourenço 


Vice-Presidente da RA-3 da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp)

Posso ajudar?