Por força da legislação eleitoral, deixarei de escrever esta coluna a partir da próxima semana. Agradeço à direção do Guarulhos Hoje pela valiosa oportunidade de escrever aqui e aos leitores pela atenção dispensada. Foi uma experiência marcante para mim.
Como último artigo, quero abordar exatamente as nossas eleições municipais do próximo dia 3 de outubro.
Estaremos novamente envolvidos em um processo eleitoral, o que intrínseco à democracia, mas ainda submetidos às mesmas regras anacrônicas. Perdemos outra oportunidade de fazer uma eleição sob a égide de uma nova legislação,com financiamento público de campanha e reforma do sistema eleitoral para fortalecer os partidos. Tudo ficou apenas nas boas intenções de poucos parlamentares. Parece que a maioria do Congresso Nacional não quer avançar na discussão da reforma política.
Aqui em Guarulhos deveremos ter uma das eleições para a Câmara Municipal mais difíceis de todo o país. Serão mais de 900 candidatos; como Guarulhos tem cerca de 800 mil eleitores, isso significa quase um candidato para 900 eleitores, uma das maiores médias do Brasil.
É uma pena que boa parte dos candidatos seja despreparada, desconhecendo o papel de um vereador. Muitos preferem fazer campanha atacando deslealmente seus adversários; não trazem nada propositivo e sonham em entrar na Câmara mais por vaidade do que pela responsabilidade cívica que o cargo requer.
Torço, embora seja um pouco cético, para que, na campanha a prefeito, nossos adversários não caiam no denuncismo barato, com calúnias e difamações, como ocorreu nas eleições anteriores. É preciso elevar o debate político com ideias, propostas e projetos para a nossa Guarulhos.
Nunca nossa cidade esteve tão preparada para continuar recebendo investimentos públicos e privados como hoje. Projetos como drenagens,
canalizações, piscinões, corredores de ônibus, estações de tratamento de esgotos, alargamentos de vias, habitação popular, entre outros, aguardam apenas o sinal verde do Governo Federal.
A lição de casa foi feita nestes anos de governo do PT. A cidade cresceu e está entre as maiores economias do País e, com isso, nosso povo vive melhor.
Está em suas mãos o destino de nossa Guarulhos para os próximos quatro anos.
José Luiz Guimarães
Vereador (PT) e líder do Governo na Câmara Municipal
Escreve às quintas-feiras