Estima-se que a população espírita, espiritualista e de simpatizantes do Espiritismo, no Brasil, seja de 20 milhões de pessoas. Com isso, mais um filme sobre o tema chega aos cinemas: "O Filme dos Espíritos", livremente inspirado em O Livro dos Espíritos, escrito por Allan Kardec, em 1857. Trata-se de obra basilar da doutrina codificada por Kardec, publicada em forma de perguntas e respostas.
O longa tem direção de André Marouço e Michel Dubret e traz no elenco Nelson Xavier, Etty Fraser, Sandra Corveloni, Ênio Gonçalves, Ana Rosa e Reinaldo Rodrigues, com participações especiais de Etty Fraser, Sandra Corveloni, e Luciana Gimenez, entre outros.
O filme mostra a história de Bruno Alves, que, por volta dos 40 anos, perde a mulher e se vê completamente abalado. A perda do emprego se soma a sua profunda tristeza. O protagonista se imagina num doloroso caminho sem volta. Nesse momento, ele entra em contato com O Livro dos Espíritos. A obra lhe é dada por um desconhecido, em momento crucial da sua jornada. A partir daí, Bruno começa sua busca pela compreensão dos mistérios da alma. Um antigo professor e sua mulher, ambos espíritas, o auxiliam nesse processo de recuperação.
Allan Kardec – O Livro dos Espíritos foi escrito pelo educador francês Hippolyte Rivail, conhecido por seu pseudônimo Allan Kardec, em 1857. A obra é considerada ainda hoje como a obra fundamental do Espiritismo.