Venho defendendo a urgência de o Governo do Estado estender o trem metropolitano até a nossa cidade. Trata-se de uma questão consensual no meio político, empresarial e, principalmente, entre nossa imensa população usuária do transporte público.
Infelizmente, o tempo passa e apenas as promessas são renovadas, como admitiu agora o arquiteto e urbanista Alberto Epifani, gerente de planejamento e integração do Metrô, sobre a Linha 19-Celeste, que cortaria o município com seis estações,mas que só ficariam prontas em 2018.
Recentemente a CPTM publicou edital para contratação de projeto básico e executivo do trem de Guarulhos, ligando o aeroporto e o Cecap até a zona leste da capital, com previsão de conclusão apenas para 2014.
Conhecendo a má qualidade dos serviços prestados e o percurso proposto, são grandes as chances de a nossa população se decepcionar mais uma vez. Aliás, o metrô tem perdido qualidade nos serviços e tem sofrido panes quase que diariamente.
Em toda a região metropolitana não temos um único quilômetro de linha de metrô construído. Existem sucessivas denúncias de mau uso dos recursos públicos nas licitações e obras do metrô e até de corrupção nas compras dos trens. Na semana passada, o Tribunal de Justiça do Estado determinou, a pedido do Ministério Público Estadual, o afastamento do presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, e a suspensão imediata da execução dos contratos e aditamentos para a construção da Linha 5 – Lilás, devido à omissão diante de indícios de fraudes na licitação para a obra.
O MP Estadual propôs a ação devido à suspeita de fraude e formação de cartel na licitação das obras, que tinham custo estipulado de R$ 4 bilhões. A promotoria aponta que o processo, como foi feito, causou prejuízo de R$ 327 milhões aos cofres públicos e pede a responsabilização das empreiteiras envolvidas.
Essas notícias, somadas a outras sobre as más condições do metrô, apenas fazem com que tenhamos cada vez menos esperança de sermos realmente atendidos pelos tucanos de plantão, que já nos governam desde 1995.
José Luiz Guimarães
Vereador (PT) e líder do Governo na Câmara. Escreve às quintas-feiras nesta coluna