Variedades

“O Mambembe” começa temporada na capital com atrizes guarulhenses no elenco

Montagem baseada no texto de Arthur de Azevedo mostra as desventuras de um grupo de teatro amador

Começou no úlltimo sábado a temporada do espetáculo "O Mambembe" no Teatro Comunne, na Capital paulista. A peça, que tem direção de Jair Aguiar, tem em seu elenco duas guarulhenses: Danyele Borges e Luana Pinheiro. O texto é baseado na obra de Artur de Azevedo, escrita em 1904, que conta a história de uma trupe teatral que viaja pelo interior do país, enfrentando dificuldades comuns a muitos artistas. Entre as situações pelas quais os atores devem passar, estão a dificuldade em conseguir público, a falta de dinheiro e os caprichos de um político corrupto.

Enquanto esta é a primeira montagem da qual Luana Pinheiro participa, Danyelle Borges, que interpreta Laudelina – moça que quer ser atriz – faz parte da Cia. das Artes há três anos, já tendo atuado em várias montagens. Entre os trabalhos anteriores da atriz com o grupo estão "O Pagador de Promessas", "Castro Alves Pede Passagem" e "O Berço do Herói".

Além de Luana e Danyelle, "O Mambembe" traz Antonio Netto, Níveo Diegues, Camilla Flores, Pau- l o Pompéia Bruno Canabarro, Ana Carolina Barreto, Brena Alves, Douglas Fonseca, Enrico Mazzola,  Guilherme Trindade, Hellen Caroline, Márcio Gomes e Mariana Akkari, entre outros.

Autor foi jornalista e poeta

Nascido em 7 de julho de 1855, o maranhense Arthur Nabantino Alves de Azevedo foi, ao lado do irmão Aloísio de Azevedo, um dos primeiros membros da Academia Brasileira de Letras. Além de teatrólogo, autou como jornalista, poeta e contista. Azevedo foi um dos defensores da abolição da escravatura no país, o que fez com que muitas de suas peças fossem censuradas pelo Império. Ao longo de sua vida, escrever cerca de 4 mil artigos sobre arte, publicados em jornais como "O País", "O Diário de Notícias" e "O Mequetrefe". Ele é considerado, até hoje, um dos mais importantes teatrólogos do país. "O Mambembe" está entre suas obras mais significativas, por seu teor satírico e bem-humorado, ainda que tratando de um tema importante como a importância da valorização da arte teatral.

Serviço:
"O Mambembe"
Local: Teatro Commune – Rua da Consolação, nº. 1.218
Sábados, às 21h e Domingos às 19h
Temporada: 5/11 a 04/12
Ingressos: R$ 15 (preço único)
Indicação: Livre

Posso ajudar?