Educação & Inovação

O que a Apple e Steve Jobs nos ensinam

Em meio ao lançamento do trailer do novo filme do Steve Jobs, resolvi escrever um pouco das lições de inovação que a Apple e seu falecido criador podem nos ensinar:

1.       Experiência do Usuário

Uma das coisas mais importantes que Jobs sempre contribuiu dentro da Apple foi trazer a visão do usuário para mesa de projetos. Como o usuário vai utilizar isso? Como ele vai se sentir ao fazer aquilo? Qual é a função desse produto para ele? Qual será a experiência do usuário final? Perguntas como essa guiavam e guiam os processos criativos dentro da Apple e de muitas empresas contemporâneas, mas há alguns anos atrás elas não eram muito comuns. Alguns relatam que Steve chegava a ser obsessivo por isso e chegava a paralisar ou desistir de projetos que não atendiam completamente as necessidades de seus futuros usuários.

A importância dessa visão é uma questão de impacto. Apoiado pelo Design Thinking, observamos que para desenvolvermos produtos mais assertivos temos que atender os “3 E’s”: Eficácia, Eficiência e Empatia, que respectivamente representam a Praticabilidade – se atende a necessidade do consumidor; a Viabilidade – se é viável de produção pelo fornecedor; e Desejabilidade – se gera vontade de experiência no usuário.

2.       PaaS – Produto como um Serviço

Algumas vezes apelidada pelo neologismo de “Servicificação”, este processo consiste em valorizar e melhorar cada vez mais os serviços que estão agregados ao seu produto – mesmo que ele “aparente” não exista. A Apple trabalha com isso investindo muito em coisas que as suas concorrentes consideram secundárias, coisas como:

·         Lojas – comprar um produto Apple já uma experiência e tanto. O design das lojas, a forma de atendimento e os vendedores transformam o processo de compra em um momento mágico.

·         Embalagens – já reparou que os produtos Apple fogem das tradicionais embalagens de papelão de cor parda? Eles investem muito em desenvolver embalagens que deixem os usuários excitados no momento em que compram o produto, mesmo antes de usufruir dele.

·         Apresentação de Produtos – nenhum momento é tão esperado para uma Apple Maníaco, quanto as apresentações de novos produtos. Nesses eventos são criados um alto grau de antecipação e desejabilidade pelo produto que fazem com que o tempo de esperar para se comprar o produto seja uma experiência em si.

A estratégia adotada pela fabricante de investir em coisas que acontecem antes do uso em si do produto está baseada na ideia de que o momento mais memorável que temos de um produto é o momento que o desejamos, finalmente o compramos e o tiramos da embalagem. Eles investem inclusive em embalagem complexas que tornem esse momento o mais longo possível.

Na próxima coluna, vou descrever mais duas lições que Apple e Steve Jobs podem nos ensinar.

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