Opinião

O que deu certo para Aécio

Grande vencedor no Estado de São Paulo, o candidato do PSDB a presidente, Aécio Neves, obteve em Guarulhos uma votação expressiva. Teve 34,1% dos votos válidos, número igual a da candidata do PSB, Marina Silva. O resultado chega a surpreender ainda mais pelo fato de o partido não ter lançado candidatos a deputados expressivos no município. Ou seja, a votação do tucano se deu a partir do sucesso tanto de Geraldo Alckmin a governador (mais de 50% em Guarulhos) e de José Serra a senador (52%). 
 
Reforço no segundo turno
O deputado federal em suplência, Carlos Roberto (PSDB), que não disputou as eleições neste ano, montou um comitê para as campanhas majoritárias de seu partido, na avenida Timóteo Penteado, 2008, para divulgar as candidaturas majoritárias de Aécio, Alckmin e Serra. Nesta quinta-feira, ele reabriu o espaço para reforçar a campanha do tucano no segundo turno. Também nesta quinta-feira à noite, lideranças de diversos partidos, comandadas pelo vereador Geraldo Celestino, se reuniram no Clube Recreativo, para engrossar a campanha tucana em Guarulhos.   
 
O que deu errado para Dilma
Apesar do PT ter eleito dois deputados estaduais em Guarulhos (Alencar Santana e Auriel Brito), a semana não foi das melhores entre os caciques petistas. Todos buscam explicações para a baixa votação da presidente Dilma na cidade (24%), deixando-a em terceiro lugar atrás de Marina e Aécio. O número é preocupante ainda mais pelo fato de a presidente ter vindo em Guarulhos durante a campanha mais de uma vez e a cidade ser governada pelo PT há 14 anos. Soma-se a isso a baixa votação obtida pela deputada federal Janete Pietá, que não conseguiu se reeleger para um terceiro mandato.  
 
2016 vem aí 
O PT sai das eleições de 2014 bastante dividido. O nome preferido do atual prefeito Sebastião Almeida (PT)  para sua sucessão, o deputado estadual Alencar Santana foi reeleito para a Assembleia mas com uma votação muito menor que a obtida em 2010. Ele perdeu um terço de seu eleitorado em números gerais e metade dos votos obtidos em Guarulhos. De outro lado, viu a ascenção do vereador Auriel Brito, candidato do secetário Moacir de Souza, de olho na Casa Branca, que conseguiu se eleger deputado estadual e dividirá as atenções na cidade. 

Posso ajudar?