Artigos

O Show do Trilhão!

Neste dia 13/09 o Brasil vai bater mais um recorde! Infelizmente não é nada que devemos comemorar com muita satisfação ou uma vitória que o povo brasileiro possa festejar nas ruas mostrando alegria. Trata-se da virada do trilhão de reais arrecadados pelos três níveis de governo, conforme apuração do impostômetro.


Com uma carga tributária que é uma das maiores do mundo, o Brasil chega a marca de R$ 1.000.000.000.000,00 em 2011, com trinta e cinco dias de antecedência em relação ao ano de 2010. Tal fato evidência o quanto a arrecadação está crescendo e sem qualquer limite. Ao contrário, vozes governistas tem a ousadia de falar em recriar a CPMF!


É hora de agir! O brasileiro já percebeu que o aumento dos impostos não está melhorando a sua vida. Boa parte do que é arrecadado é desperdiçado pela máquina pública em todos os níveis: municipal, estadual e federal. Colocar mais recursos em um modelo de gestão ineficiente não produz o efeito de elevar o padrão de vida de nossa sociedade, que precisa de infraestrutura, saúde, segurança e educação de qualidade.


Além dos elevados tributos, o sistema de arrecadação é mantido pelas três esferas de governo, sem integração, esbanja confusão e normatização, é tão burocrático que exige estruturas tecnológicas e de pessoal somente para entender o sistema! Tudo feito para que o cidadão/contribuinte não saiba o quanto paga de impostos, taxas e contribuições embutidos em cada produto ou e serviço adquirido.


Ao longo dos anos a carga tributária aumentou muito. O que vemos hoje é a ausência de limites para sua expansão. O empresário e o trabalhador sabem que um país como o nosso não pode continuar competindo com países onde os recursos públicos são gastos com mais eficiência, porque isso nos deixará cada vez menos competitivos neste mundo globalizado.


Se você também não agüenta mais ficar quieto pagando a conta, é hora de agir! A única forma de reduzir os impostos é pressionando pelo corte dos gastos públicos em todos os níveis. Junte-se à sua entidade de classe, contate os deputados e pressione. Hoje as entidades ligadas as Associações Comerciais estão se mobilizando para isso. Acesse o link: www.horadeagir.com.br e participe!


 


Wilson Lourenço 


Vice-Presidente da RA-3 da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp)

Posso ajudar?