Início » O valor das informações no mundo moderno
Tecnologia da Informação

O valor das informações no mundo moderno

Tudo o que fazemos nos dias atuais é eletrônico. Pouco se usa papel ou outro meio para se armazenar as informações, e muitas vezes, quando se tem a informação "física", acaba sendo digitalizada para um envio digital como e-mail, um sistema do governo ou empresa e mesmo pelo famoso WhatsApp.
 
Digitalizar documentos e informações de toda ordem é uma tendência, tornando a necessidade de armazenamento dos "bits" gerados, cada vez maior, sem falar na tendência de maior qualidade de armazenamento por conta da qualidade que se deseja nas informações armazenadas. Para se ter um exemplo, hoje em dia é comum que uma câmera de celular tenha obtenção de fotografias em 5 MegaPixels e filmes com qualidade HD. Isto significa que a capacidade de armazenamento necessária para guardar as imagens e vídeos seja elevada.
 
Atualmente backups são realizados em dispositivos de toda ordem, a começar pelos populares PenDrives. Ocorre que este tipo de dispositivo, além de serem pequenos e fácil de perder, não possuem alta confiabilidade em seu armazenamento, mas claro que já é uma solução para manter uma cópia de segurança. Apenas temos que estar atentos que "tão importante quanto ter o backup, é tê-lo funcionando e disponível quando precisar dele". Se for utilizar dispositivos externos, prefira HDs externas ou equipamentos de rede, normalmente chamados de NAS (Network Attached Storage) – estes são mais confiáveis.
 
Ah! a nuvem. Sim, ocorre que nos dias atuais, não basta estar seguro, tem que estar disponível, e EM QUALQUER TEMPO. O senso de urgência de hoje em dia fez com que mais uma vez, tenhamos soluções em nuvem para que as informações digitais estejam a salvo e disponíveis em qualquer tempo. 
Atualmente existem muitas soluções que podem até mesmo oferecer de forma gratuita, um espaço razoável para utilização pessoal e disponíveis em qualquer lugar, através de qualquer dispositivo, em especial pelo smartphone. Veja a lista com algumas destas soluções:
 
 
 
Quando se fala em soluções em nuvem, o armazenamento normalmente é realizado em dispositivos confiáveis e redundantes, o que evita problema de perda de dados. Em caso de um equipamento danificado outros assumem o comando e sem perca de dados e isto pode "salvar sua pele".
 
Claro, em se falando de uma empresa, as características acima são fundamentais, e dependendo da solução utilizada, ainda possui controle de versão dos arquivos salvos. Sabe aquele arquivo que foi sobrescrito sem querer? Então, pode ser possível recuperar a versão anterior do seu arquivo e, mais uma vez, evitar perdas. 
 
Em ambientes corporativos, para que não se contrate os serviços com cobranças recorrentes citados, é possível criar um ambiente de "nuvem privada". Uma aplicação gratuita pode ser utilizada, o OwnCloud (https://owncloud.org/). Claro que é necessário fazer uso de um servidor físico ou uma contratação em nuvem npara a implantação conforme a necessidade, mas pode ser bastante agradável para redução de custos a longo prazo. 
 
Com todo este exposto e toda esta tecnologia, fato é que as informações não podem ficar sem proteção. Os custos que uma perda de dados pode gerar, muitas vezes não são possíveis calcular, e em muitos casos pode significar grandes prejuízos pessoais, seu emprego ou mesmo uma empresa deixar de existir.
 
Espero que este material possa ser lido por muitas pessoas, que se faça a lição de casa e que, por fim, tenham seus dados seguros.
 
Eng. Ricardo França
 

Comentar

Clique aqui para comentar