Quando alguém adquire um filhote, uma das preocupações, entre várias que se tem nessa fase, é como ensinar o animal a fazer suas necessidades em local correto. Segundo especialistas, o método de esfregar o focinho do cão no xixi não funciona, assim como dar bronca o até tentar explicar com uma conversa. Esses tipos de coisa atitudes não dão certo e podem dar um efeito contrário, ou seja, o animal fica com medo de fazer xixi na frente do dono e faz em local errado para poder chamar a atenção.
Por isso, os especialistas ressaltam que o dono precisa ter muita paciência e, no começo, valorizar o xixi correto, dando recompensas como petiscos e fazer festa quando o cachorro acerta o local.
Como os filhotes ainda não conseguem segurar o xixi por muito tempo, o ideal é levá-lo ao que seria o futuro banheiro, tipo jornal, tapete higiênico, entre outros, de hora em hora, principalmente logo que ele acordar, depois uma "dormida", ou assim que a de comer ou beber água. Na hora que ele fizer, é só dar um petisco e dar os parabéns pelo ocorrido.
Geralmente, os cachorrinhos não fazem as necessidades onde comem e dormem. Por isso, é bom colocar o banheiro na periferia do cômodo. Deixar a caminha, água e comida perto da porta, para que ele veja as pessoas circularem e não se sinta isolado ou ameçado.
Os especialistas fazem um alertam, quando o animal errar o local de fazer xixi, é importante que não se dê muita atenção ao fato. É preciso ignorar e, depois que o cachorro não estiver vendo, limpar o local. Não se deve por o animal de castigo.