Nesta quarta-feira, 18, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Guarulhos irá conhecer o seu novo presidente para comandar a subseção da cidade no triênio 2016-2018. O pleito entre os advogados guarulhenses conta com cinco postulantes ao cargo de mandatário da entidade. Na última sexta-feira, 13, quatro deles participaram do debate promovido pela TV Câmara.
Segundo apurou a reportagem do GuarulhosWeb, Guarulhos possui cerca de 6 mil advogados e todos aptos a participarem das eleições desta quarta-feira, 18, que ocorrerá no campus Centro na Universidade Guarulhos (UNG). Este processo tem como objetivo eleger novos diretores, Conselho Seccional, Conselheiros Federais, Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados e suplentes para a gestão da Subseção no triênio 2016-2018.
A atual diretoria da entidade em Guarulhos é formada pelos advogados Fábio de Souza Santos, que ocupa o cargo de presidente, Rogério Martir, vice-presidente, José Pedro Chebatt Júnior, secretário geral, Clarice Ziauber Vaitekunas de Jesus Arquely, secretária adjunta, e Selma Regina Grossi de Souza, tesoureira.
Dois integrantes da atual diretoria – Rogério Martir e Selma Grossi – buscam o cargo de presidente.
Candidato da Chapa 1 de situação, Martir acredita que a vocação foi o principal fator para que ele pudesse entrar na disputa eleitoral pela presidência da OAB. Em debate promovido pela TV Câmara, ele fez questão de enfatizar o período em que atua na instituição. Com doze anos de prestação de serviço, Rogério ocupa a posição de vice-presidente da entidade na atual gestão de Fabio de Souza, que inclusive o apoia neste pleito.
Pela Chapa 2, o concorrente é Alexandre de Sá Domingues. Ferrenho opositor à administração de Fábio de Souza, ele prega a independência política da OAB e maior participação dela nas questões sociais. Alexandre de Sá também defende a oferta de maior suporte para a categoria em Guarulhos, que – para ele – está abandonada pela instituição, além de enfatizar que a presidência se trata de um cargo voluntário.
Outra integrante da cúpula formada por Fábio de Souza Santos, a atual tesoureira da OAB Guarulhos, Selma Grossi, representante da Chapa 3, ressaltou a importância em valorizar as atividades da Ordem junto a novos postulantes à profissão. Ela também afirmou ter como propósito o resgate da imagem da instituição com a sociedade guarulhense e desvincular a entidade das políticas partidárias.
Já o advogado Edson Belo, que também se manteve ligado à atual diretoria durante quase todo o mandato, nome que encabeça a Chapa 4, revelou que a OAB Guarulhos possa estar passando por uma crise política e administrativa internamente, além de um suposto envolvimento com partidos políticos. A proposta dele é a de integrar os profissionais guarulhense em torno dos objetivos da Ordem e levar as atividades para os bairros mais afastados da região central.
Quem são os candidatos:
*Chapa 1 – Rogério Martir
*Chapa 2 – Alexandre de Sá
*Chapa 3 – Selma Grossi
*Chapa 4 – Edson Belo
*Chapa 5 – Marcos Silva