Saúde

Obesidade: Mais de 70 mil alunos de Guarulhos estão sendo avaliados

Levantamento nacional indica que o excesso de peso e a obesidade aumentaram nos últimos seis anos

Na semana passada o Ministério da Saúde revelou que o excesso de peso e a obesidade aumentaram nos últimos seis anos no Brasil, o Guarulhos Hoje conseguiu dados junto a Secretaria de Saúde municipal revelando que, cerca de 72 mil alunos da rede municipal estão sendo avaliados pelo Programa Saúde na Escola, do Ministério da Saúde, onde são desenvolvidas ações de avaliação nutricional, por meio do levantamento de medidas antropométricas, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento e o crescimento, além de estimular os pais a adotar práticas de alimentação saudável. No mês passado Guarulhos foi a cidade escolhida pelo Ministério da Saúde para o lançamento do programa cujo tema deste ano é justamente a prevenção da obesidade.

Uma pesquisa realizada em 2009, em parceria com a Associação Paulista de Medicina – Regional Guarulhos, Universidade de Guarulhos e Secretaria de Educação, apontou 29,35% de sobrepeso e obesidade em estudantes guarulhenses na faixa etária de 5 a 10 anos, e 31,32% em alunos de 10 a 12 anos. O estudo foi feito em nove escolas públicas do município, localizadas nas várias regiões da cidade.

A pasta municipal informou também que vem realizando ações de promoção, prevenção e tratamento contra a obesidade em suas Unidades Básicas de Saúde e também em seus ambulatórios. Em nível ambulatorial, a rede municipal oferece consultas com nutricionistas e endocrinologistas. Para o público infantil, o acompanhamento é feito pelo serviço de nutrição do Ambulatório da Criança (Centro) e, para adultos, é realizado no Cemeg, além do trabalho de incentivo ao aleitamento materno realizado pelo Banco de Leite Humano, que funciona nas dependências do Hospital Municipal da Criança.

Segundo o estudo do Ministério da Saúde, a proporção de pessoas acima do peso no Brasil avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%. Ou seja, 64,3% da população brasileira já é formada por pessoas com sobre peso e obesos.

Posso ajudar?