A Nasa confirmou na segunda-feira, 15, que um objeto misterioso que se chocou contra o telhado de uma casa na Flórida no mês passado era um pedaço de lixo espacial de um equipamento descartado na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
O objeto cilíndrico que atravessou a casa em Naples em 8 de março foi posteriormente levado ao Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral para análise.
A agência espacial disse que se tratava de um suporte de metal usado para montar baterias antigas em um palete de carga para descarte. O palete foi lançado da estação espacial em 2021, e esperava-se que a carga acabasse se queimando totalmente ao entrar na atmosfera da Terra, mas uma peça sobreviveu.
O pedaço de metal pesava 0,7 kg (1,6 libras) e tinha 10 centímetros (4 polegadas) de altura e cerca de 4 centímetros (1 1/2 polegadas) de largura.
O proprietário da casa, Alejandro Otero, disse à estação de televisão WINK na época que estava de férias quando seu filho lhe contou o que havia acontecido. Otero chegou em casa cedo para verificar a casa e descobriu que o objeto havia rasgado o teto e o piso.
"Eu estava tremendo. Estava completamente incrédulo. Quais são as chances de algo cair na minha casa com tanta força e causar tantos danos?", disse Otero. "Estou muito grato por ninguém ter se machucado."
<i>Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA em <a href="https://www.estadao.com.br/link/estadao-define-politica-de-uso-de-ferramentas-de-inteligencia-artificial-por-seus-jornalistas-veja/" target=_blank><u>www.estadao.com.br/link/estadao-define-politica-de-uso-de-ferramentas-de-inteligencia-artificial-por-seus-jornalistas-veja/</u></a> .</i>