A construção de 4 km de coletores-tronco na região do Residencial Bambi irá permitir o tratamento diário de 1,1 milhão de litros de esgoto dos moradores daquele e de bairros do entorno, em Guarulhos. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) começará a obra em setembro próximo, que deverá se estender por seis meses.
A intervenção irá beneficiar diretamente 7,2 mil pessoas e incontáveis indiretamente, uma vez que o esgoto não mais será jogado em córregos e, por fim, no rio Tietê, e sim na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bonsucesso. “Trata-se de uma obra que irá melhorar substancialmente a qualidade de vida da população da região”, resume Valdemir Viana de Freitas, gerente da Sabesp em Guarulhos.
A obra será possível graças ao contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto à Sabesp, assinado pela Prefeitura de Guarulhos em 2018. A companhia paulista, que já eliminou em menos de um ano o rodízio de água na cidade, investe agora no esgoto, que deverá estar totalmente tratado até o início de 2026, conforme acordo com o Ministério Público do Estado firmado pela administração municipal em maio de 2018. A Sabesp deverá investir cerca de R$ 1 bilhão apenas no tratamento de esgoto em Guarulhos.
O Residencial Bambi já possui uma rede coletora de esgoto, mas não as interligações para levá-lo à ETE Bonsucesso, o que será feito agora. As obras serão realizadas pelo método não destrutivo, que traz vantagens na comparação com a abertura de valas, já que uma simples intervenção no piso é suficiente para a instalação dos coletores.
Além disso, esse método interfere consideravelmente menos na área urbana que o tradicional, minimizando o impacto da obra na comunidade e no meio ambiente, causando menos intervenções no trânsito e transtornos para os pedestres.
Novo WhatsApp
A Sabesp disponibilizou recentemente um novo número de WhatsApp para os moradores de Guarulhos: (11) 95976-3843. O número anterior foi desativado. A companhia atende, em média, dois clientes a cada três minutos por esse serviço. Os outros dois telefones gratuitos para entrar em contato com a Sabesp são o 195 e o 0800-011-9911.