Cidades

Obras da segunda linha de Metrô para Guarulhos devem começar em 2027

Linha 19-Celeste ligará o centro de São Paulo ao Bosque Maia e terá integração com a Linha 2-Verde, que já avança em direção a Guarulhos

As obras da Linha 19-Celeste, segunda linha do Metrô com previsão de atendimento a Guarulhos, devem começar em 2027. A previsão consta de atualização publicada nesta terça-feira (6) pela revista O Empreiteiro, que acompanha o andamento do projeto e informa que o empreendimento está na etapa de contratação das obras civis e dos sistemas elétricos.

A nova linha terá 17,6 quilômetros de extensão e 15 estações, ligando a região central de São Paulo ao Bosque Maia, em Guarulhos. A estimativa é de atendimento a aproximadamente 630 mil passageiros por dia.

O início das atividades em 2027, porém, está condicionado à conclusão dos procedimentos administrativos necessários para a contratação das obras.

Linha 19 terá cinco estações em Guarulhos

Dos 15 pontos previstos no projeto, cinco ficarão em Guarulhos:

  • Itapegica;
  • Dutra;
  • Vila Augusta;
  • Guarulhos-Centro;
  • Bosque Maia.

Em São Paulo, o ramal terá estações em Anhangabaú, São Bento, Cerealista, Silva Teles, Catumbi, Vila Maria, Santo Eduardo, Cerejeiras, Vila Sabrina e Jardim Julieta.

A Linha 19 será totalmente subterrânea e contará ainda com um pátio de manobras, além de 18 poços de ventilação e saídas de emergência. A escavação dos túneis principais deverá utilizar três tuneladoras.

Linha 19 vai se conectar à Linha 2-Verde

Um dos pontos mais importantes para Guarulhos será a integração entre as duas linhas.

A futura Estação Dutra, da Linha 19-Celeste, terá conexão com a Linha 2-Verde, que também está sendo ampliada para chegar ao município. O projeto prevê ainda conexões da Linha 19 com as Linhas 1-Azul e 3-Vermelha e com linhas da CPTM.

Com isso, Guarulhos poderá ganhar uma ligação metroviária direta com diferentes regiões da capital e novas possibilidades de integração com a rede de transporte sobre trilhos.

Linha 2-Verde já avança em direção a Guarulhos

Enquanto a Linha 19 ainda está na fase de contratação, a Linha 2-Verde já tem obras em andamento no trecho que avançará da Penha até Guarulhos.

A expansão foi dividida em duas fases. A primeira liga Vila Prudente à Penha. A segunda prevê o prolongamento da Penha até a futura Estação Dutra, em Guarulhos, com cinco novas estações.

Na segunda fase, já existem frentes de trabalho na região da Penha. A futura Estação Penha de França e poços de ventilação estão em obras, enquanto outras áreas avançam em etapas como escavações, terraplenagem, limpeza de terrenos, desapropriações e demolições.

Em março deste ano, o Metrô também iniciou as obras da futura Estação Dutra, em Guarulhos, após a emissão da licença de instalação pela Cetesb. Os primeiros trabalhos incluíram fechamento das áreas, limpeza, demolições e montagem do canteiro.

A segunda etapa da Linha 2-Verde terá aproximadamente 5,8 quilômetros e cinco estações, chegando à região da Rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos.

Duas linhas de Metrô previstas para Guarulhos

Com os dois projetos, Guarulhos passa a ter uma perspectiva de conexão com duas linhas do Metrô de São Paulo.

A Linha 2-Verde chegará ao município pelo eixo da Penha e terá estações como Ponte Grande e Dutra. Já a Linha 19-Celeste partirá do centro de São Paulo e seguirá até o Bosque Maia, passando por Itapegica, Vila Augusta e Guarulhos-Centro.

A própria documentação do Metrô prevê a integração entre as duas linhas na futura Estação Dutra, criando um novo ponto de conexão da cidade com a rede metroviária.

O que está previsto

Linha 2-Verde

  • Extensão até Guarulhos: Penha–Dutra;
  • Cinco novas estações na segunda fase;
  • Integração com a Linha 19 na Estação Dutra;
  • Obras já em andamento em diferentes frentes.

Linha 19-Celeste

  • 17,6 km de extensão;
  • 15 estações;
  • Cinco estações em Guarulhos;
  • Cerca de 630 mil passageiros estimados por dia;