Nesta quarta-feira, 19/8, o prefeito Guti esteve em Brasília, onde se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para pedir a liberação de recursos do governo federal para iniciar o recapeamento de 25 vias em Guarulhos. Na ocasião, o chefe do executivo municipal também tratou do início das obras para a construção de alças de acesso ligando a avenida Jacu Pêssego à Dutra.
No ano passado, a NovaDutra implantou as passagens subterrâneas. Cabia à administração municipal a construção das alças. Entretanto, a obra sofre atrasos por conta de desapropriações necessárias para a conclusão. Com a possível liberação de Brasília, elas devem ser iniciadas ainda neste ano.
As novas alças, no KM 213, são consideradas essenciais para Guarulhos, tendo em vista que sua construção tende a aliviar o tráfego no Trevo de Bonsucesso, utilizado como retorno para motoristas nos bairros de Cumbica e Pimentas.
A região concentra uma população aproximada de 600 mil pessoas. Diariamente, trafegam pelo Trevo de Bonsucesso mais de 35 mil veículos. Um estudo de 2018 da Prefeitura mostrou que 70% dos motoristas que utilizavam a Dutra no sentido Rio de Janeiro tinham a necessidade de voltar a São Paulo.