Política

Obras deve ter orçamento de R$ 370 milhões para 2014

Durante audiência pública, o secretário Marcos Antônio Toledo destacou o funcionamento da pasta e respondeu a questionamentos de vereadores e munícipes.

Como parte das discussões do Plano Plurianual e Lei Orçamentária de 2014, a Secretaria Municipal de Obras participou de audiência pública nesta quarta-feira (6) na Câmara Municipal de Guarulhos. Na oportunidade, o secretário Marcos Antônio Toledo destacou que a previsão orçamentária da pasta para 2014 é na ordem de R$ 370 milhões e esclareceu sobre as obras executadas no município.

Segundo o secretário, a maior parte dos recursos são repasses federais, e em menor proporção repasses estaduais e municipais. O orçamento da Secretaria será 21% maior em 2014 se comparado a 2013.

O secretário ressaltou que há três grandes obras no município: na região da Vila Galvão, na Avenida Minas Gerais (Cidade Soberana) e na Avenida Jacu-Pêssego.  “Essas são obras que demandam mais tempo, pois dependem de licenças ambientais e outras questões que envolvem o processo de execução”, explicou Marcos Antônio, acrescentando que em paralelo outras obras de pavimentação e iluminação pública são realizadas em outras regiões, concluídas em prazo mais curto.

Durante a audiência, os vereadores e munícipes questionaram sobre a realização de obras e prazos de execução em diversas regiões da cidade. Todas as perguntas foram respondidas pelo secretário. Entre as questões, o secretário esclareceu ao vereador Alexandre Dentista (PSDC) que até o fim do ano será concluída a parte de drenagem e recapeamento das obras da Vila Galvão, previstas para terminarem em 2014, com a escavação do piscinão. “Essa obra é complexa, realizada em parceria com o SAAE e Secretaria de Transportes e Trânsito”, disse Marcos Antônio Toledo.

De acordo com o secretário, a pasta tem quatro departamentos: infraestrutura, planejamento e projetos, iluminação pública e edificações. Ele afirmou ainda que a Secretaria não executa manutenções, ficando a cargo da Secretaria de Serviços Públicos.

O vereador Toninho da Farmácia (PRP) criticou a Secretaria de Obras e afirmou que em resposta aos seus requerimentos sempre há informações de que existem projetos, mas que não há previsão de obras.

 

Posso ajudar?