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Obras do Aeroporto Internacional de Guarulhos giram em torno de R$ 1,2 bilhão

Entrega do terminal remoto e revitalização da pista está prevista para o final deste ano

O Aeroporto Internacional de Guarulhos receberá, até 2014, investimentos previstos de R$ 1,2 bilhão com a construção do Terceiro Terminal de Passageiros (TPS 3), implantação de módulo operacional, Terminal Remoto, ampliação dos sistemas de pátios e construção de pista de taxiamento de aeronaves. As obras do Terminal Remoto e da revitalização da pista devem ser concluídas até dezembro deste ano, para a temporada das férias.

Segundo o superintendente de empreendimentos do Aeroporto Internacional de Guarulhos, Otávio Henrique de Almeida, todas as obras estarão prontas até a Copa do Mundo, com exceção do TPS 3, que terá a conclusão apenas de 40% do total. "No aeroporto existe sempre a necessidade de promover reformas e benfeitorias em função das atividades operacionais e não somente para a realização de um evento".

Iniciada em agosto, a terraplenagem do TPS 3 é a principal obra em atividade no aeroporto. Objeto de investimentos na ordem de R$ 417 milhões, tem duração prevista de 18 meses e visa a preparação do pátio de aeronaves onde será construído o edifício do terceiro terminal de passageiros.

Terminal remoto será usado apenas para voos domésticos

Para atender à demanda de passageiros para a alta temporada de 2011, a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) executa a implantação de um Terminal Remoto de embarque e desembarque somente para vôos domésticos com capacidade para atender 5,5 milhões de passageiros por ano. A obra foi iniciada no último mês de julho e deve estar pronta em dezembro deste ano. Ocupará a área do antigo armazém de cargas da Vasp. O local terá um estacionamento com 600 vagas.

As obras no sistema de pistas equivalem a R$ 54,9 milhões de investimentos e consistem na revitalização de um trecho da pista de maior extensão com 3,7 mil metros, construção de uma interligação dessa via com uma saída rápida e o prolongamento da pista de rolamento. A pista está parcialmente interditada para a remoção da camada superior do pavimento, substituição e implantação de sistemas de balizamento, recomposição da cobertura de asfalto e execução das ranhuras de segurança – grooving.

No período de julho a setembro de 2011, já foram contratados 1.053 trabalhadores para as obras em desenvolvimento do aeroporto. O que equivale a aproximadamente 60% do contingente formado por mão-de-obra local.

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