As obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, no trecho entre Penha e Guarulhos, já estão em andamento. A concretagem do poço da futura Estação Penha de França marca o início das intervenções, que antecedem a escavação dos túneis. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o avanço no canteiro de obras, localizado na Zona Leste da capital.
A Estação Penha de França será a primeira das cinco paradas da nova fase da linha a receber obras. O trecho, que vai da Estação Penha até a região da Rodovia Presidente Dutra, contará ainda com as estações Gabriela Mistral, Fernão Dias e Ponte Grande, que devem ter intervenções iniciadas em breve.
Segundo o consórcio responsável pelas obras — CGC (formado pelas empresas Crasa, Ghella e Consbem) —, Penha de França será uma das maiores estações do novo trecho, com aproximadamente 20 mil metros quadrados de área construída e 55 metros de profundidade. A estrutura contará com seis lances de escadas e deverá receber um intenso fluxo de passageiros no futuro.
A previsão é que em 2026 uma segunda tuneladora — conhecida como “tatuzão” — seja instalada no local para iniciar a escavação subterrânea rumo a Guarulhos. O equipamento escavará cerca de 1 quilômetro entre a Estação Penha e Penha de França, passando pelo novo terminal antes de seguir seu trajeto ao longo da nova linha.
As informações são do site especializado Via Trolebus.


