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Obras do Rodoanel Norte geram 4.714 empregos em Guarulhos

Os lotes das obras do Trecho Norte do Rodoanel Mario Covas geraram 4.714 empregos em Guarulhos Os números são de dezembro de 2017 da Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A e citam também a construção da Nova Tamoios, que liga o Vale do Paraiba ao litoral norte de São Paulo. 

Desde o início das obras, o total de arrecadação do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) repassado ao município de Guarulhos foi de R$ 33.009.511,54. De janeiro a dezembro de 2017 o número chegou a R$ 11.280.995,89.
 
Os dois empreendimentos injetaram no mesmo período R$ 57.503.313,75 para os cofres dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo, e dos Contornos, no Litoral Norte, o imposto revertido aos municípios superou em 39% o de 2016, que foi de R$ 41.419.147,74). 
 
Sobre o Rodoanel Norte
 
A rodovia financiada pelo BID terá 44 quilômetros de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste do Rodoanel. Tem início na confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a rodovia Presidente Dutra (BR-116). O trecho prevê acesso à Rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
 
Com a construção, espera-se que o tráfego de passagem, sobretudo o de caminhões, seja distribuído e desviado para o entorno da Região Metropolitana de São Paulo, melhorando o fluxo nas marginais e, consequentemente, o trânsito dos veículos de transporte coletivo. Estima-se redução de 23% do volume diário médio de caminhões na Marginal Tietê, o que representa uma diminuição de 18,3 mil caminhões por dia após a conclusão da obra.
 
Sobre a Nova Tamoios Contornos
O empreendimento integra um pacote de investimentos do Governo do Estado voltados ao desenvolvimento da economia e do turismo do Litoral Norte paulista, e criará uma nova alternativa para o acesso a Caraguatatuba e São Sebastião. O tráfego rodoviário, especialmente o de caminhões e as viagens de longa distância, será desviado da área urbana para a nova via perimetral. A rodovia reduzirá acidentes e aumentará a segurança para usuários, pedestres e ciclistas, além de proporcionar acesso mais rápido às duas cidades e ao Porto de São Sebastião. O escoamento da produção também ganhará em agilidade por meio da otimização da infraestrutura viária existente.
 

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