A Infraero confirmou ao Guarulhos Hoje a postergação do início das obras da pista de maior extensão do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Segundo a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária, a decisão, que contou com diversas reuniões entre Infraero, empresas aéreas, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), definiu que a revitalização de trecho da pista de maior extensão começará apenas em março de 2011.
A pista de 3,7 mil metros teria de ser reduzida para 2,5 mil metros para que as obras fossem realizadas. Esse encurtamento faria com que a capacidade operacional de Cumbica caísse dos atuais 45 movimentos (pousos ou decolagens) por hora para 28.
Segundo a estatal, de acordo com os entendimentos mantidos com os envolvidos nesse processo e considerando que o tempo solicitado pelas companhias aéreas será compatível para o remanejamento da malha aérea de cada uma das empresas, sob a coordenação da Anac, a Infraero acredita que a postergações das obras na pista será realizada sem prejuízo às operações do aeroporto e dos usuários do transporte aéreo.
Sem um completo remanejamento das malhas aéreas das empresas, apontou o estudo do Decea, o aeroporto dificilmente conseguiria absorver o fluxo de aeronaves – o que comprometeria a pontualidade dos voos não só em São Paulo, mas em praticamente todo o País.
Em paralelo, outros segmentos do convênio existente e empreendimentos previstos serão antecipados de forma a garantir o cronograma estabelecido e as metas a serem atingidas. A Infraero disse possuir um planejamento para a execução de uma série de obras no Aeroporto Internacional de Guarulhos.