Opinião

Obras necessárias mas fora de hora

Ninguém tem dúvidas sobre as boas intenções da Prefeitura de Guarulhos ao promover o recapeamento asfáltico da avenida Paulo Faccini, uma das principais da região central e quase um cartão postal do município. Anos sem manutenção adequada deixaram o piso da via completamente imperfeito, causando não só má impressão para quem passa, mas principalmente servindo como obstáculo natural aos milhares de veículos que por lá passam todos os dias. Assim, incluí-la na Operação Asfalto, em curso há mais de um ano pela administração seria mais do que natural.


O que não é normal, porém, foi o período escolhido para a realização do serviço: final de novembro e início de dezembro, meses em que naturalmente – devido à proximidade de final de ano, o movimento na região central aumenta consideravelmente. Ainda assim, se houvesse a necessidade de realizar o serviço nesses meses, impreterivelmente, nada justifica o fato dele ser realizado à luz do dia, em horários de grande movimento. Já são três semanas em que o já conturbado sistema viário da região deu um nó.


Os serviços de raspagem, sem um anúncio prévio, tiveram início numa sexta-feira, na pista em direção ao Bosque Maia. Os congestionamentos chegavam à entrada da cidade nos horários de maior movimento. Como muitos motoristas tendem a buscar alternativas por outras vias, o caos tomou conta das principais ruas da região central. Na ocasião, o HOJE publicou uma foto chamando a atenção das autoridades. Nada adiantou.


Os serviços, que em muitas cidades são realizados aos fins de semana ou à noite para não conturbar o tráfego, continuaram sendo realizados em horário comercial, entre às 8h e 18h, de segunda a sexta-feira, além dos sábados, dia de grande movimento também.


Ou seja, assim como ocorreu no ano passado, quando um caminhão da Caixa Econômica Federal foi instalado durante uma semana na praça Getulio Vargas, para sorteio de loterias na comemoração do aniversário de Guarulhos, mais uma vez os guarulhenses são brindados neste mesmo período com congestionamentos que poderiam ser evitados se houvesse um pouco mais de planejamento por parte das autoridades municipais. De outra parte, felizmente, as obras logo acabam e a avenida — por um tempo – terá um asfalto novo, fazendo jus à sua importância para o município.

Posso ajudar?