A 645 dias da abertura oficial da Copa do Mundo de 2014 sediada no Brasil, começam as primeiras intervenções no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A apresentação das obras de ampliação e reformas previstas foi realizada ontem pela concessionária que venceu o leilão para administrar o aeroporto.
As obras estão previstas no plano de expansão do aeroporto, que terá um investimento total de R$ 2,6 bilhões. Fazem parte do projeto a construção de prédios de estacionamento, hotéis, centros de convenções, além da reforma e ampliação dos terminais, pátios e pistas de decolagem. O principal investimento é a construção do Terminal de Passageiros 3. Com área total de 192 mil metros quadrados de área construída – mais que o dobro da área dos terminais 1 e 2 somados – e capacidade para atender 12 milhões de pessoas por ano, o T3 concentrará lojas, salas VIP, opções de entretenimento, alimentação e descanso.
“O terminal usa o conceito asiático de funcionalidade e conforto aos passageiros. Haverá um grande investimento em uma estrutura de shopping center, com lojas, restaurantes, salas vip e áreas de descanso”, afirmou o presidente da Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A, Antônio Miguel Marques.
Dentre as principais inovações está a adequação da pista 9, que passará de 45 metros para 60 metros de largura, com o objetivo de receber aviões de classe F, como o Airbus A380, que, segundo o presidente, não operam no país devido às restrições aeroportuárias.
Ampliação contempla estacionamento e hotel 5 estrelas
O Terminal 3 contará, também, com um hotel cinco estrelas na área de imigração com 50 quartos para acomodar os passageiros em conexão. “A pessoa sai de Buenos Aires, por exemplo, e vai para Bogotá ele pode chegar, descer do avião e ir para o hotel esperar até o horário do vôo. Não precisará fazer a imigração e nem passar pela receita federal porque ele não entra no Brasil, está em trânsito no país”, explicou Marques que ressaltou que haverá ainda outro hotel cinco estrelas externo, com 250 quartos.
A concessionária estima ampliar as vagas de estacionamento chegando a 10 mil em 2016 para receber as Olimpíadas e 20 mil até o final do período de concessão. Isso será possível através da construção do edifício garagem e da organização das vagas já existentes.
Além disso, até o fim da concessão Marques espera ampliar o fluxo de passageiros dos atuais 32 milhões anuais para 60 milhões.
Obras previstas para a Copa
• 34 novas posições de estacionamento de aeronave;
• Adequação da pista maior para a utilização de aviões da classe F (Airbus A380 Jumbo 747-800);
• Reforma e adequação das pistas de rolamento para receber essas aeronaves de grande porte;
• Construção de saída rápida para agilizar a operação dos aviões;
• Ampliação e organização do pátio para os equipamentos;
• Equipamentos de segurança em toda a extensão das cabeceiras das pistas;
• Construção do TPS 3 que será exclusivo para voos internacionais;
• Organização dos terminais 1 e 4 para voos domésticos;
• Organização do terminal 2 para voos mistos;
• Novo processador de bagagens com tecnologia avançada;
• Reforma e modernização dos terminais 1 e 2;
• Construção de edifício garagem para 2.400 vagas;
• Organização e revitalização das atuais vagas de estacionamento;
• Estacionamentos para táxis que já estão sendo removidos das atuais aéreas;
• Ordenamento dos ônibus em um terminal com capacidade para 22 veículos;
• Hotel de trânsito com 50 quartos;
• Hotel cinco estrelas com 250 quartos;
• Construção de mais saídas rápidas;
• Construção da expansão do Terminal 3 com mais 22 posições de estacionamento de aviões;
• Dois hotéis nos arredores do aeroporto;
• Planejamento para cargas e organização de todo o espaço onde elas são realizadas.
Obras previstas para as Olimpíadas
• Construção de mais saídas rápidas;
• Construção da expansão do Terminal 3 com mais 22 posições de estacionamento de aviões;
• Dois hotéis nos arredores do aeroporto;
• Planejamento para cargas e organização de todo o espaço onde elas são realizadas.