A 7ª reunião do Observatório de Guarulhos, realizada na quinta-feira, contou com a apresentação das propostas de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Social pelo especialista Roberto Moreno.
O Plano Diretor guarulhense completa dez anos em 2014 e, segundo Moreno, a administração municipal já iniciou os trabalhos de revisão com a construção de cenários para a elaboração do texto.
Moreno mostrou as propostas que já foram discutidas em diversas áreas como Educação, Saúde, Praça e Parques, Resíduos Sólidos, Meio Ambiente, Densidade Populacional, entre outros.
Wilson Lourenço, vice-presidente da Facesp, se mostrou preocupado com o uso desordenado do solo. “Não adianta Plano Diretor sem algo que regule o uso e a ocupação do solo”, completou.
Trânsito – Já Sérgio Trevisan, diretor de Transporte e Trânsito da ACE e que lidera o grupo sobre “Mobilidade Urbana” relatou sobre a reunião com os técnicos da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), que segundo ele foi positiva.
No encontro foram apresentadas algumas sugestões de alterações no viário da cidade, tais como: sincronização semafórica em ruas e avenidas; alargamento da rua Sete de Setembro na esquina com a rua Capitão Gabriel; reversão de mão de direção da rua Felício Marcondes; inversão de mão de direção em um dos trechos da avenida Salgado Filho; entre outras.
De acordo com o secretário adjunto, Celso Masson, que participou da reunião do observatório, as entidades precisam ser ativas para ajudar o executivo. “O que proponho é que o observatório multiplique está parceria com a administração municipal”, falou.