O saldo de oferta de empregos no comércio do município aumentou em 99,5% de julho a agosto deste ano, em relação ao mesmo período de 2009. É o que aponta índice do Observatório de Emprego e do Trabalho, órgão da Secretaria do Emprego e de Relações do Trabalho.
Entre estes meses de 2010, o saldo – cálculo de admitidos menos os demitidos no setor – é de 926, ao passo que entre agosto e julho do ano passado, o número era de 464. O resultado é constatado na média do Estado, embora em menor expressão.
Boa economia – Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Guarulhos, Wilson Lourenço, a aumento de oferta de empregos no comércio da cidade se deve ao bom momento no cenário econômico nacional. Segundo Lourenço, Guarulhos abre grande concorrência com a Capital em ofertas de postos de trabalho. "Observamos ainda o surgimentos de novas empresas, tanto no setor de comércio quanto no de serviços, o que contribui com os índices de empregabilidade e, consequentemente, com a economia da cidade", ressalta.
O gerente de uma loja de calçados no Centro, Edvaldo de Oliveira, 38 anos, também menciona o reflexo da economia no comércio local e conta que o estabelecimento tem 60 vagas para contratação efetiva e temporária para as áreas de vendas e administrativo. "O mercado está aquecido e temos uma demanda de 25% maior que a do ano passado", disse ele, que esclarece que as vagas também são para preparar o quadro de funcionários para as compras de fim de ano.