Orientações sobre a carteira de trabalho digital, informações e inscrições em cursos de qualificação profissional, testes rápidos de saúde, atividades culturais e esportivas, animação por todos os lados. Além de todas as opções de lazer que os frequentadores do Bosque Maia encontram normalmente, neste domingo (1º) os visitantes puderam desfrutar do projeto Cidadania Ativa, uma ação intersetorial da Prefeitura de Guarulhos realizada em comemoração ao Dia do Trabalhador.
O prefeito Guti, o vice-prefeito e secretário de Cultura, Professor Jesus, e demais secretários prestigiaram o evento, que contou com a atuação dos servidores municipais para a oferta de inúmeros serviços disponíveis aos guarulhenses.
“Hoje é dia de festa, mas quem veio ao Bosque Maia encontrou muito mais que diversão. Nossas equipes estão aqui durante todo o dia de prontidão para esclarecer dúvidas, dar orientações e ajudar as pessoas nos mais variados serviços, desde uma vaga de emprego, dúvidas sobre direitos do consumidor e empreendedorismo do Sebrae, exames simples, oficinas e feira de adoção de animais. Conseguimos trazer para o bosque todos esses serviços e muito mais neste dia de muita celebração”, disse Guti.
O vice-prefeito enfatizou a importância dessa ação intersetorial, que contou com o apoio de todas as secretarias. “Disponibilizamos os serviços da Prefeitura com bastante agilidade e facilidade a todos. Nosso propósito é oferecer maior conforto ao cidadão guarulhense, que pode desfrutar do feriado do dia 1º de maio, andar de bicicleta, caminhar, aproveitar o dia ensolarado e, ao mesmo tempo, se cadastrar nos programas de seu interesse”, comentou Professor Jesus.
Atendimento para todos
Luís Cabral e sua esposa Teresa são assíduos frequentadores do Bosque Maia. No domingo eles se surpreenderam com o evento que a Prefeitura oferecia àqueles que circulavam pelo espaço. “O bosque é um marco para a cidade, estamos aqui quase todo final de semana e hoje, além de fazer a atividade física, vamos aproveitar um show muito bacana”, vibrou Luís.
Dentre os serviços bastante procurados estava o Estagiando, programa da Subsecretaria da Juventude que envia currículos de jovens entre 16 e 29 anos que cursem o ensino médio, técnico ou superior a empresas parceiras. O programa já encaminhou mais de 3 mil jovens e conseguiu empregar mais de 150 pessoas, excelente oportunidade para aqueles que buscam vagas em empresas em suas áreas de formação. Para participar é necessário encaminhar currículo para o email [email protected].
A equipe da Secretaria de Serviços Públicos também oferecia orientações aos visitantes do bosque sobre algumas de suas principais ações, dentre as quais as datas e horários em que o caminhão da coleta seletiva passa pelos bairros e o programa Cata-Treco, que em um único final de semana chega a atender moradores em mais de 200 ruas da cidade. Para mais informações sobre as datas em que o caminhão da coleta seletiva passa acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/coleta-seletiva. Mais informações sobre o programa Cata-Treco também podem ser obtidas em https://www.guarulhos.sp.gov.br/catatreco.
As amigas Cintia Bernardo da Conceição, de 38 anos, e Bruna Pires Nunes, 35, vieram ao bosque em busca dos serviços do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) para realizar o Cadastro Único e pleitear o recebimento do programa Auxílio Brasil. “Decidimos vir hoje porque é domingo e por causa da facilidade de agendamento. Como sou separada do pai da minha filha, esse benefício vai ajudar a complementar a renda e dar melhores condições a ela”, explicou Cintia.
Dafni Batista Carvalho, 30, ficou sabendo do projeto Cidadania Ativa pelas redes sociais da Prefeitura de Guarulhos. Logo cedo ela acompanhou sua sobrinha, Ana Clara Duarte, 18, até o local para que ela fizesse seu cadastro nos programas oferecidos pela Secretaria do Trabalho.
“Viemos atrás de informações sobre vagas de emprego. A Prefeitura sempre tem ótimas referências e dicas para que os jovens possam encontrar trabalho”, disse Dafni. Um pouco tímida, Ana estava ansiosa. “Tenho experiência na área de telemarketing, mas também posso aprender a fazer outros tipos de trabalho e desenvolver outras habilidades”.
Enquanto preenchia a ficha de cadastro para os cursos de qualificação do Centro de Treinamento de Mão de Obra (CTMO), Jéssica Dias dos Santos, 28, contou que está sem trabalho formal há quatro anos. “Tenho a expectativa de qualificação profissional para conseguir uma vaga de emprego. O trabalho vai me ajudar a me estabilizar e a ajudar minha família, dar uma vida melhor para minha filhinha de seis anos”, contou.
Apresentações culturais
E como o dia era de festa não faltou animação dos grupos e artistas que se apresentaram no Bosque Maia. Enquanto o duo Mano a Mana fazia a intervenção itinerante Atravessando Lugares nas Ruas por lugares estratégicos do bosque, com acrobacias circenses e uma interação bastante divertida com o público, a contação de histórias corria solta na tenda da Secretaria de Educação com a equipe da Escola 360.
A apresentação de dança das alunas do Centro de Convivência do Idoso (CCI) também encheu o lugar de energia. “A gente dança para não enferrujar”, brincou Severina Barbosa, 70. Sua parceira de equipe, Josefa Cerqueira Orlando, 75, deixou um recado muito importante para quem quer saber o motivo de tanta animação. “Participamos de todas as atividades que o CCI propõe, a gente não fica parada, acho que esse é o segredo da longevidade”, disse.
As comemorações do Dia do Trabalhador promovidas pelo projeto Cidadania Ativa se estenderam por todo o domingo com atrações culturais como dança cigana, zumba, hip hop, os grupos Pegada de Gorila, Mamonas Diet Music, Chic in Soul e a cantora Célia Nascimento, entre outros.