A Secretaria da Saúde de Guarulhos promove no domingo (28) a primeira edição do ano da Oficina de Danças Circulares, que faz parte do programa Movimenta Saúde. O evento, que destaca a campanha Janeiro Branco, será realizado das 10h às 12h na tenda verde do Bosque Maia, com acesso livre ao público. Além disso, a ocasião será marcada por uma homenagem à memória de uma das dedicadas focalizadoras, Jane Botelho Fernandez, falecida recentemente.
Denise Antunes, principal focalizadora e gerente do Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (Cempics), compartilha a relevância do encontro. “Neste momento de luto precisamos dar as mãos. Devemos acolher a dor da saudade e oferecer apoio ao grupo, que não teve a chance de se despedir. Jane sempre foi entusiasta da cultura de paz, lembrando-nos da missão das danças, que é a de disseminar informação e ação em movimento para promover o bem-estar dos munícipes”.
Em consonância com a cultura da paz, a campanha Janeiro Branco, que destaca a importância dos cuidados com a saúde mental, sugere que os participantes vistam roupas brancas e leves durante a oficina. Isso contribuirá para criar uma atmosfera de paz e harmonia que permeia essa prática integrativa. As danças circulares são um convite para estar presente, celebrar a vida e homenagear a memória daqueles que fizeram parte desse movimento transformador.
Sobre as danças circulares
As danças circulares têm como objetivo elevar a qualidade de vida da comunidade, proporcionando espaços de promoção da saúde que valorizam as particularidades individuais e abrangem públicos heterogêneos e de diferentes faixas etárias. Durante a oficina os participantes serão orientados a dançarem juntos, em círculos, internalizando os movimentos, liberando a mente, o corpo e as emoções. Por meio do ritmo, da melodia e dos movimentos, os integrantes da roda serão estimulados a respeitar, aceitar e honrar as diversidades.
Serviço
O Bosque Maia está localizado na avenida Paulo Faccini, s/n°, Centro.