A oficina Mandala na Natureza, realizada na manhã desta quarta-feira (26) e guiada pela artesã Renate Sewing, rendeu trabalhos belíssimos de cerca de 40 participantes, que puderam vivenciar uma atividade única em conexão com a natureza no parque Júlio Fracalanza.
Sewing iniciou a oficina compartilhando informações sobre a origem das mandalas e destacou a importância da conexão com o momento presente. Em seguida, os participantes embarcaram em uma caminhada contemplativa, em que puderam coletar folhas ao longo do percurso para utilizá-las na criação de suas próprias mandalas naturais.
A iniciativa, promovida pelo Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (Cempics) de Guarulhos, destaca a relevância de atividades que unem arte, natureza e bem-estar e que proporcionam uma experiência enriquecedora para o corpo e a mente.
Denise Antunes, gerente do Cempics, compartilhou o relato emocionante de um dos participantes que afirmou ser um verdadeiro milagre poder desenhar no entorno das mandalas, pois havia perdido a mobilidade do ombro após um acidente. Outro participante expressou sua gratidão por meio de uma poesia, enaltecendo a beleza e a esperança transmitidas pela experiência.
A atividade evidencia o compromisso de Guarulhos com a sustentabilidade e o desenvolvimento saudável, alinhados com as metas da Agenda 2030 da ONU, que visam a proteger o meio ambiente e promover o bem-estar para todos.
A programação do Cempics segue nesta quinta-feira (27), das 10h às 12h, com o Sarau no Parque, com oportunidades para apresentações artísticas de poesia, dança, música e outras expressões, além da exposição do ensaio Fungi, realizado pelo fotógrafo Rafael Vilares no próprio parque, no qual expressa a fantasia, trazendo vida àquilo que é lúdico.
Foto: Divulgação/PMG