A ONG Olhar de Bia esteve em Mogi das Cruzes (SP) na noite da última terça-feira, 28/03, para apresentar a um grupo de empresários da região – interessados em projetos de responsabilidade social – um dos pilares da organização: o projeto Alicerce, de capacitação profissional. O encontro contou com a presença do prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), e da primeira dama – e presidente do Fundo Social – Karin Melo.
Antes da palestra no auditório da Universidade Braz Cubas, a jovem Bia Martins, criadora da ONG, foi recebida pelo diretor geral de Ensino à Distância da UBC, Ricardo Pacheco, que colocou novamente a universidade à disposição para ampliar o projeto, que começou em 2016 no Polo da UBC em Guarulhos.
O projeto Alicerce reúne profissionais de várias áreas de atuação para ministrarem cursos sobre suas profissões de forma voluntária a jovens, carentes ou não, que ainda não têm planos para a carreira. “O Alicerce prepara os jovens não só para o mercado de trabalho, mas também para a vida. É uma grade multidisciplinar que desenvolve habilidades pessoais e profissionais transformadoras”, explicou Bia.
Um grupo de aproximadamente 20 empresários da região ouviram atentamente a palestra de Bia Martins, que contou como surgiu a ONG, há 10 anos. Eles, que se reúnem mensalmente, estão interessados em projetos sociais, como o Alicerce e o Solidarize (apresentado na mesma noite pelo Fundo Social de Solidariedade de Mogi), para direcionarem investimentos e tempo.
“Nosso grupo se conheceu em um curso de gestão que fizemos há pouco mais de um ano. Depois disso, passamos tratar de assuntos de interesse comum e vimos a necessidade de nos dedicarmos mais ao social. E é importante conhecer projetos como o Olhar de Bia, que transformou e transforma tantas vidas há tempos”, disse o diretor da Doxs Logística, Vanderlei Cardoso.
A gestora do Polo EAD da Universidade Braz Cubas em Guarulhos (SP), Cristiane Rosa, se emocionou ao falar da experiência com o Alicerce. “É um privilégio fazer parte de uma instituição que abraçou de pronto essa ideia da Olhar de Bia. Eu acredito demais na educação. E tenho certeza de que todos os jovens que passaram por aquelas salas de aula não serão mais os mesmos”, afirmou.
“Não basta apenas a doação material. Investimento no social precisa ter um propósito. E é exatamente isso que a Olhar de Bia sugere. Responsabilidade social de verdade”, disse o presidente da ONG, Ricardo Martins.
SOBRE A OLHAR DE BIA
A ONG Olhar de Bia nasceu há 10 anos, quando Beatriz Martins, então com apenas 6 anos, percebeu que outras crianças não tinham acesso a condições básicas de cidadania e, movida por solidariedade, tornou-se a mudança que queria no mundo. Com três pilares básicos, a ONG realiza projetos de solidariedade, esporte e cultura e capacitação social, que já atenderam mais de 100 mil pessoas. Saiba mais em www.olhardebia.org.