Apesar das condições serem ligeiramente desfavoráveis, os guarulhenses terão a oportunidade de admirar a “Superlua de esturjão” nesta terça-feira (1). Segundo o Observatório Nacional, o fenômeno também poderá ser apreciado em grande parte do país nesta noite durante o perigeu, quando a distância entre a Lua e a Terra fica menor do que 360.000 km, o que a torna cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu, quando está mais distante (microlua).
Não será necessário qualquer equipamento especial para observá-la. Basta olhar para o céu quando a Lua surgir no horizonte, o que está previsto para acontecer às 17h43. Contudo, a facilidade em localizar o astro e perceber a diferença em sua aparência pode variar de acordo com a localização e as condições climáticas.
Para auxiliar os interessados em ver o fenômeno, a plataforma Meteum divulgou informações sobre as condições de observação em diferentes cidades do país. Aqueles em Porto Alegre, Belo Horizonte, Campinas, Brasília, Campo Grande e Goiânia terão condições favoráveis. Já para quem está em cidades como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, São Luís, Belém e Manaus, as condições são ligeiramente desfavoráveis, mas ainda é possível aproveitar o momento.
O termo
Curiosamente, a designação “Superlua de esturjão” foi inspirada em um peixe encontrado em abundância nos Grandes Lagos da América do Norte, uma vasta região de lagos de água doce entre o Canadá e os Estados Unidos. A Nasa decidiu adotar esse nome em referência ao fenômeno lunar ocorrer na época em que esse peixe é mais encontrado na região. “Superlua”, entretanto, não é uma definição astronômica oficial.
Foto: Divulgação/JM