Em sua oitava edição, a Olimpíada da Melhor Idade (OMIG) se firma como um dos grandes eventos esportivos da cidade. Neste ano, a competição terá a participação de mais de mil atletas, distribuídos em 39 entidades.
Um dos destaques dos jogos é o casal formado pelo empresário Carlos Magno dos Santos Filho, 63 anos e sua esposa Joaquina dos Santos, 64 anos, que está novamente na disputa de dança de salão, modalidade na qual defende o ouro. “Estamos treinando para repetir a dose, mas esperamos que outros casais também venham bem ensaiados e preparados, pois assim o nível da disputa fica cada vez mais alto”, diz Magno.
Além do casal, a OMIG também traz de volta nomes que fizeram do esporte uma opção de vida, como é o caso da professora Marisa Lofredo, integrante da comissão técnica da seleção brasileira de handebol, que vai disputar a competição de tênis de mesa. “É muito bom voltar a competir,ainda mais assim, numa condição mais favorável e relativa à minha idade”, diz a técnica.
A olimpíada é o retorno às pistas de dança de Joaquina. Recentemente, a aposentada passou por uma cirurgia para reparar danos causados pela calcificação das válvulas cardíacas. “O médico já deu o atestado à minha esposa e a liberou para dançar”, disse o marido. Magno e Joaquina ainda representarão Guarulhos nos Jogos Regionais do Idoso (JORI), entre os dias 5 e 9 de outubro na cidade de Guaratinguetá.
Tanto Magno, como Marisa acreditam que suas participações podem incentivar outras pessoas a participarem das próximas edições da OMIG. “Acho que todos podem e devem fazer alguma atividade física. No mínimo, uma caminhada”, diz o empresário. “Acredito que, com minha participação, eu possa incentivar outros ex-atletas a estarem nos jogos futuramente”, avalia a professora.