Cidades

Onde estão os votos

Guarulhos tem mais 56% de seu eleitorado com idades entre 21 e 44 anos, segundo dados oficiais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), baseado em números de 2014, quando 870 mil estavam habilitados a votar. Estimativas apontam que cerca de 900 mil eleitores devem ir às urnas no município em outubro de 2016, porém a proporção por faixa etária não deve sofrer grandes modificações.
 
 
 
Minoria jovem
 
A segunda maior faixa etária é de quem tem mais de 45 anos, que representa 37% dos eleitores guarulhenses. Ou seja, são mais de 320 mil pessoas. Muito disputado e alvo das mais diferentes campanhas, o voto dos jovens – com menos de 20 anos – representa a menor faixa dos eleitores de Guarulhos. São somente 8% do eleitorado – pouco mais de 64 mil votantes a partir dos 16 anos.
 
 
 
Tanto cá como lá
 
As histórias sobre o Instituto Civitas, divulgadas nas últimas semanas, teriam como alvo o vereador Moacir de Souza (PT), ex-secretário de Educação, cotado para ser o vice do pré-candidato do partido, Elói Pietá, pelo fato da organização ter contratos com sua pasta. No entanto, poucos se atentaram que o mesmo Civitas também presta serviços para a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, que estava nas mãos da vereadora Genilda Bernardes, ligada umbilicalmente ao deputado estadual Alencar Santana.
 
 
 
Quem virou primeiro?
 
Em propagandas na TV no espaço do DEM, o deputado federal Eli Correa Filho, prefeiturável do partido, aparece em um cenário da periferia de Guarulhos, dizendo – entre outras críticas à atual administração do PT – que é “hora de virar essa página”. No entanto, esse é exatamente o mote da pré-campanha do empresário Carlos Roberto (PSDB), que se baseou em um discurso bastante utilizado desde o ano passado por lideranças nacionais dos tucanos, em relação ao governo da presidente afastada Dilma Rousseff (PT).
 
 
 
Orgulho resgatado
 
Não é a primeira vez que os marqueteiros de Eli utilizam temas já explorados em campanhas passadas no município. Logo nas primeiras inserções em TV, quando ele ainda ensaiava vir para a cidade, o deputado chegou a afirmar que era necessário resgatar o “orgulho por Guarulhos”. Para quem não se lembra, este foi o tema da campanha tucana em 2008. Das duas, uma: ou os democratas não acompanharam as disputas recentes na cidade ou acompanharam até demais.

Posso ajudar?