Cidades

ONG leva refugiados afegãos que estão no Aeroporto de Guarulhos para tomar banho

Além da ajuda que estão recebendo da Prefeitura de Guarulhos desde que começaram a chegar ao Brasil no início deste ano, os refugiados afeganistãos que esperam por abrigo no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, recebem ajuda de organizações sociais. Neste sábado, ONG Bem da Madrugada, ligada ao Coliseu Academia de Boxe, levou o grupo até a entidade localizada no bairro dos Pimentas para que tomassem banho.

Cerca de 160 afegãos que continuam acampados no Aeroporto puderam tomar banho, se alimentar e ter momentos de lazer entre eles, como jogar futebol. Priscila Rodrigues de Souza, presidente da ONG, conta que um dos principais pedidos dos afegãos era em relação ao banho. Por isso resolveu se mobilizar. “Fizemos uma ação na quarta-feira (12) para sanar a fome, e o pedido deles era o banho. Muitos estavam 10 dias sem tomar banho. Corremos atrás disso e fizemos parceria com a associação.”
Dur Mohammad Aryobee chegou recentemente ao Brasil e disse que ficou surpreso com a ação.  “A situação não é tão boa, mas recebemos alimentos e estamos agradecidos. Esperamos que nossa família tenha um lugar melhor. Estaríamos piores sem a bondade do povo brasileiro. Nunca vimos algo assim. Somos muito gratos”, afirmou.

O governo do estado disse que está investindo mais de R$ 2 milhões para criar novas vagas de acolhimento aos refugiados.
A concessionária que administra o aeroporto de Guarulhos informou que tem dado suporte para que os afegãos tenham acesso à higiene pessoal.
Disse ainda que na última semana disponibilizou um vestiário para que os afegãos pudessem tomar banho, mas não explicou se é uma solução permanente.

A Prefeitura de Guarulhos já atendeu mais de 1.500 afegãos que passaram pelo Posto de Atendimento Humanitário do Aeroporto. Muitos deles passaram pela casa abrigo, aberta em agosto no Macedo, para receber os afegãos. No local, cerca de 30 estão acomodados a espera de moradia permanente ou por transferência para outros abrigo no Estado. A Prefeitura também garante alimentação e vacinação, além de encaminhar os refugiados para outros abrigos.

Posso ajudar?