Um ônibus da Viação Transguarulhense foi incendiado no final da madrugada desta quarta-feira na altura do km 210 da rodovia Dutra. Por volta das 5h da manhã, o coletivo teria sido parado por um homem branco, com cerca de 1,75m. Ele segurava uma garrafa pet de 2 litros cheia de gasolina.
O suspeito teria mandado todos os ocupantes descerem e, em seguida, ateado fogo no ônibus. Além do cobrador e do motorista, cerca de 15 passageiros estavam no veículo. Após o crime, o homem fugiu a pé pela rodovia. Ninguém ficou ferido.
No começo do mês, outros crimes semelhantes aconteceram na Grande São Paulo. No dia 3, um ônibus foi incendiado em São Bernardo do Campo e, na Capital, um pátio cheio de carros também foi alvo da ação de criminosos. No dia anterior, outros 13 veículos foram incendiados na Capital.
Os atos podem ter relação com ataques cometidos contra o prédio da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar), no bairro paulistano da Luz. Um dia antes de os ataques começaram, o tenente-coronel Paulo Telhada, comandante da Rota, sofreu uma tentativa de homicídio na porta de sua casa.