O Onix, carro líder em vendas no Brasil desde o ano passado, acaba de passar por sua primeira repaginação desde que foi lançado em 2012. Entre tantas novidades apresentadas, tanto na motorização como no visual e nos equipamentos tecnológicos, a Chevrolet lançou a versão Active, um quase aventureiro que agrega diversos benefícios e deixam o compacto ainda mais atrativo.
O GuarulhosWeb avaliou o modelo durante uma semana. Além de chamar muito a atenção pelo visual, que apresenta um estilo “off road” e – por isso – torna-se uma atração a parte, o número de equipamentos embarcados e excelente motorização, com as modificações incorporadas no 1.4, fazem do Onix Active boa opção para os “aventureiros do asfalto”.
O Onix Activ chega às concessionárias da marca por preços que partem de R$ 57.190 na versão manual e vão até R$ 62.290 na configuração automática, avaliado pelo GuarulhosWeb.
O Active conta com acabamento personalizado nas cores preta e laranja, tanto nos revestimentos de porta e bancos e até no painel de instrumentos. Vem com suspensão elevada, motor 1.4 ECO de nova geração, transmissão de seis marchas (manual ou automática) e ampla lista de equipamentos de série, que inclui OnStar e MyLink com Android Auto e Apple CarPlay.
Outra evolução da família Onix é a direção elétrica inteligente. No caso do Active, ela possui uma calibração exclusiva, mais firme e adequada para a proposta do carro. Também é progressiva e inteligente, com recurso que compensa a inclinação da via em longos percursos e reduz as trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas
Design marcante chama a atenção
A chegada do Active coincide com a apresentação da nova cara do Onix. Na frente, ele apresenta os mesmos vincos esculpidos sobre capô, que em conjunto com os demais da carroceria, dão mais musculatura ao carro. Os faróis de máscara negra e filetes de LED combinam com a nova grade bipartida que traz moldura em material preto brilhante.
Os para-choques e os acessórios também são customizados no Activ. Um aplique lateral contorna toda a parte inferior do veículo. Envolve desde os faróis de neblina, passa pelo para-lamas e saias das portas e segue até a parte traseira. Serve ainda para dar proteção às peças metálicas da carroceria.
O Onix Activ conta ainda com diversos elementos alusivos a carros off-road, como rack de teto em forma de “U”, uma espécie de peito de aço no spoiler frontal e de um aplique de mesma cor na parte posterior central.
Os retrovisores externos e os adesivos da coluna B são pintados de preto para combinar com os adereços de personalização do hatch aventureiro da Chevrolet. As rodas são igualmente exclusivas, com acabamento de superfície usinada, dez raios e 15 polegadas, calçadas em pneus 195/65.
Há cinco opções cores, além do Laranja Burning (metálica). Tem ainda Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Graphite, Vermelho Carmim e Preto Ouro Negro.
Motor 1.4 é de nova geração
Durante o período de avaliação, o desempenho do motor 1.4 da geração SPE/4 ECO é um capítulo à parte. Eficiente, garante a agilidade necessárias que se espera de um carro deste nível, além de um consumo de combustível que deixa para trás até modelos com motores 3 cilindros, que têm neste quesito seus principais atrativos.
O motor 1.4 desenvolve até 106 cv de potência a 6.000 rpm e 13,9 kgfm de torque a 4.800 rpm quando abastecido com etanol (E100) e até 98 cv de potência a 6.000 rpm e 13 kgfm de torque a 4.800 rpm quando abastecido com gasolina (E22).
Com o câmbio automático de seis marchas, o Onix Active se dá bem tanto no trânsito urbano como nas estradas. Reduz quando necessário sem sobressaltos e garante uma condução tranquila até em situações adversas. Usando o cruise control (sistema que mantém a velocidade desejada sem a necessidade de pisar no acelerador) em uma rodovia, ele dá conta do recado. Apenas em situações mais críticas, reduz rapidamente as marchas, quando é possível ouvir a rotação do motor subir rapidamente, para manter a velocidade desejada.
Mesmo sendo um carro com apelo aventureiro, o Onix Activ traz recursos que otimizam conforto, performance e eficiência energética, incorporando os mesmos avanços mecânicos adotados na linha Onix como motor, transmissão, suspensão, freio, aerodinâmica e até a uso de materiais mais nobres para redução de peso.
O resultado vem no bolso. O Onix Activ 1.4 MT6 consome, com gasolina no tanque, 13,8 km/l na estrada e 12,3 km/l na cidade. Durante a avaliação, foi possível atingir – depois de 80 km rodados pelas marginais de São Paulo, onde a velocidade máxima permitida é de 70 km/h, a impressionante marca de 19,8 km/l (dados do computador de bordo). Ao final de uma viagem de 250 quilômetros, o saldo foi de 16,5 km/l. Com etanol, segundo dados da Chevrolet, faz 9,4 km/l na estrada e 8,4 km/l na cidade.
Suspensão elevada ajuda na cidade
Assim como todos os aventureiros compactos do mercado, o Onix Active não é voltado para o off road. No máximo, enfrentar uma estrada de chão batido, com buracos e algum barro. Não foi feito para enfrentar situações adversas e também não se propõe a isso. Mas é perfeito para superar os obstáculos nossos de todos os dias nas esburacadas ruas das grandes cidades.
Com pneus maiores e suspensão recalibrada, que deixaram o carro 30 mm mais alto, o Active tem 20% mais ângulo de ataque, o que aumenta a capacidade de superar terrenos mais acidentados e transpor pequenos alagamentos.
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Equipamentos
– direção elétrica progressiva inteligente
– câmera de ré
– sensor de chuva com ajuste automático de intensidade do limpador de para-brisa
– sensor de estacionamento
– painel com velocímetro digital, bússulal e alerta de mudança de marcha
– ajuste elétrico dos retrovisores
– travas e vidros com acionamento remoto pela chave
– sistema multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay
– sistema OnStar, exclusivo da marca Chevrolet