Gerente de Vigilância à Saúde e Controle e Prevenção de Enfermidades da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Marcos Espinal recomendou que todos os países continuem a reportar todos os dados relativos à covid-19, já que isso ajuda a priorizar recursos para as áreas mais afetadas. Durante entrevista coletiva da entidade, houve uma pergunta sobre o fato de o Brasil ter mostrado problemas e atrasos na divulgação de seus números atualizados, em dias recentes.
"Os países podem revisar seus dados. Já vimos quando começou a pandemia, a própria China os revisou, também Nova York, não é ruim revisar os dados", disse Espinal. Ele lembrou que o País tem "um longo histórico de reportar os dados e um amplo sistema de vigilância, que percorre muitas variáveis".
Segundo a autoridade da Opas, é importante que os números continuem sendo reportados, "porque isso permite aos próprios governos ter uma visão clara do que está passando e permite aos formuladores de política priorizar os locais mais afetados da pandemia e também como podemos ajudar".