O inverno deve seguir com temperaturas altas até o fim de julho, segundo o site ClimaTempo. A cidade de Guarulhos está há 80 dias sem chuva e sem previsão para que isso aconteça. Isso provoca a baixa umidade o ar, que intensifica os problemas respiratórios. Uma das soluções encontradas nos lares da cidade é o umidificador de ar, que podem ter variação no valor de venda de até 41%, segundo levantamento do GuarulhosWeb.
Nossa equipe entrou em contato com diversas farmácias da cidade para pesquisar o preço do aparelho de 3 litros. O menor valor foi encontrado no Parque Jurema: R$ 119,99. Na Vila Barros, o mesmo produto é vendido por R$ 169,99.
O uso do equipamento, porém, precisa ser moderado. A moradora da Vila Augusta, Gabriela Moura, contou que desistiu de usar o umidificador. O uso excessivo do aparelho trouxe problemas maiores. “De tanto usar, acabou embolorando algumas coisas em casa e, por fim, atacou ainda mais a minha alergia”, explicou.
Sem chuva
O guarulhense está sem chuva desde maio, quando a média já havia ficado 86% abaixo do registrado anteriormente. Foram 10,8 mm acumulados e a média é de 78 mm.
Com a falta de chuva, o padrão de ar seco deve predominar sobre o estado até o fim do mês. Apesar da previsão de quatro frentes frias em São Paulo, apenas a última terá força suficiente para causar uma mudança no tempo mais profunda e chance de provocar chuva na cidade.
Nestas segunda e terça-feira, 16 e 17/7, várias estações registraram qualidade ruim do ar.