A polícia civil de Guarulhos apreendeu 45 máquinas caça-níqueis em diferentes regiões da cidade, a partir de uma operação do Departamento de polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), denominada Operação Caracol. As apreensões foram feitas durante a última semana.
As regiões com maior número de máquinas foram Vila Galvão, em que o 2º Distrito Policial (DP) apreendeu sete caça níqueis, e Pimentas, onde foram encontradas seis máquinas pelos policiais do 4º DP. O Grupo Armada de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), também apreendeu um número considerável de máquinas no município, totalizando 15 caça níqueis.
O delegado Marco Antônio Pereira Novaes de Paula Santos, que assumiu a Delegacia Seccional de Guarulhos recentemente, comenta que o objetivo acabar com a incidência de máquinas de jogos de azar na cidade, visto que as operações da polícia neste sentido tomam tempo que deveria ser aplicado em outras investigações importantes. "Guarulhos não é diferente de outros municípios neste tipo de crime, no entanto, em de ocorrência da ocorrência de envolvimento de policiais em quadrilhas de caça níqueis, a operação é uma das prioridades", argumentou ainda o delegado.
Chefe de investigação da Seccional, Roberto Alonso explica que muitos estabelecimentos têm servido de fachada para abrigar caça níqueis, como foi observado durante a apreensão de duas máquinas nos fundos de uma mercearia nas proximidades da delegacia. Para ele, a maior desafio é a incidência de tais máquinas em áreas de difícil acesso da cidade.
O delegado Paula Santos destaca ainda a importância da conscientização da sociedade em relação ao assunto, não apenas registrando denúncias, mas deixando de contribuir com os jogos de azar, os quais são proibidos pela legislação desde a década de 1940 e representam mal à saúde.