Uma operação para combater o comércio irregular no Centro de Guarulhos aconteceu na tarde desta quinta-feira (19) e envolveu homens da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, além de fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU).
A operação teve início às 15h30 e durou cerca de trinta minutos. Com a chegada da polícia, grande parte dos ambulantes acabaram fugindo do local. Porém, os fiscais conseguiram apreender algumas mercadorias.
Segundo o inspetor Adjomar, responsável pelos GCMs envolvidos na operação, a fiscalização é frequente e os ambulantes já foram identificados. “Nossa ação é rápida, mas eles já estão desenvolvendo formas de saber quando acontecem, com olheiros, por exemplo” , explicou.
Uma base móvel da GCM está instalada no centro de Guarulhos e ajuda a inibir o comércio irregular.
A ação se deu após o aumento no número de camelôs no calçadão da Dom Pedro, que tem gerado constantes atritos entre comerciantes irregulares e fiscais. Segundo informações apuradas pelo GuarulhosWeb, no último sábado, dia14, quatro fiscais teriam sido agredidos por ambulantes após uma abordagem.
Na operação desta quinta-feira, participaram 25 policiais militares em 5 viaturas e 2 motos, além de 28 guardas das equipes de trânsito, Grupo de Operações Táticas Especiais e Guarda Ambiental distribuídos em 10 viaturas.
Ambulantes reclamam de abordagens
Na terça-feira, dia 17 de novembro, um vídeo publicado nas redes sociais, mostrava um Guarda Civil Municipal espirrando spray de pimenta em pessoas em meio ao Calçadão da Dom Pedro no Centro de Guarulhos.
Segundo a assessoria da GCM, o guarda agiu corretamente, pois estaria resguardando a segurança dos envolvidos na operação e os munícipes que estavam no local no momento da ação.
Ainda segundo a assessoria, os guardas participam das operações com a função de garantir a segurança dos fiscais e da população.