Polícia

Operação da PM contra o PCC suspende decolagens no Aeroporto de Guarulhos

Uma operação da Polícia Militar contra o PCC suspendeu temporariamente as decolagens no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na noite desta segunda-feira (7). A ação, que contou com o apoio do helicóptero Águia, ocorreu após um confronto entre policiais e criminosos em uma comunidade localizada próxima ao Terminal São João.

Segundo a GRU Airport, concessionária responsável pela administração do aeroporto, as decolagens foram interrompidas por aproximadamente 15 minutos por conta da operação.

> > Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil

De acordo com a PM, por volta das 21h, uma equipe foi acionada para atender a uma ocorrência de sequestro. Criminosos teriam rendido e amarrado uma vítima em um estabelecimento comercial, levando-a posteriormente para uma comunidade atrás do terminal aeroportuário. No local, houve confronto entre os policiais e três suspeitos. Um dos envolvidos foi baleado, socorrido até a UPA São João, mas não resistiu. Os outros dois conseguiram fugir para uma área de mata, o que motivou o acionamento do helicóptero para buscas aéreas.

A vítima foi encontrada morta e amarrada, em circunstâncias que ainda serão apuradas. Vídeos registrados por moradores mostram o helicóptero sobrevoando a comunidade durante a operação.

Essa não é a primeira vez que o tráfego aéreo em Guarulhos é interrompido por motivos de segurança. No mês passado, voos foram suspensos por 46 minutos devido à presença de drones nas proximidades da pista. Na ocasião, seis voos foram cancelados e 35 sofreram atrasos. A Polícia Federal investiga se o caso teve ligação com uma tentativa de envio de drogas: três pacotes com 55 kg de cocaína cada foram apreendidos, e os suspeitos conseguiram fugir.

Investigações anteriores revelaram a existência de uma rota clandestina que parte de uma favela vizinha ao aeroporto e dá acesso à área restrita do terminal.