A Polícia Militar realizou na tarde desta segunda-feira (23) a operação “Força Metropolitana” com o objetivo de reforçar o patrulhamento noturno em regiões que apresentam maior índice de crimes. A operação acontece até às 23h e aborda as cidades de Guarulhos, Arujá e Santa Izabel.
Cerca de 165 polícias foram designados para a operação divididos em 20 cavalos na região de Santa Izabel, 26 viaturas de Força Tática, 24 motos da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM), 3 bases comunitárias, além do patrulhamento de rotina de cada região.
Os polícias envolvidos na operação se concentraram no Bosque Maia e receberam instruções para realizar bloqueios e permanecerem em cruzamentos de grande movimento, que chamam a atenção de criminosos.
Segundo a PM, operações semelhantes são realizadas a cada 15 dias para inibir atos criminosos em diversas regiões. Segundo o major Marcos Cesar, um estudo foi realizado para que o efetivo pudesse agir em locais com maior índice de crimes. “Temos o exemplo da Vila Galvão, onde a ROCAM de São Paulo irá nos ajudar na operação de hoje, percebemos uma invasão de criminoso da zona norte que circulam naquela região e hoje será realizada uma ronda por lá” explicou.
O balanço da operação deve ser divulgado na terça-feira (24).